Decida não se contaminar!



Decida não se contaminar!
Dn 1: 5-20
INTRODUÇÃO:
A vida de Daniel desde sua juventude foi um tanto conturbada, aos 15 anos foi levado para babilônia, já na flor da idade, teve alguns dissabores, sabemos que a adolescência a juventude é um período, onde estamos desenvolvendo nossa personalidade, fazendo escolhas decisivas como: quem namorar, onde estudar, as amizades etc.
Vendo de uma forma geral, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, poderiam até ter ficado deprimido, tristes, por ter sido levados cativos para outro reino, poderiam ter pensado que os seus planos, seu futuro estariam perdidos para sempre.

Deixaram seus familiares, vizinhos, amigos, e foram levados para uma terra distante, para a Babilônia.

Mas o que vemos é que Eles não desanimaram nem enfraqueceram na fé, mas manteram-se confiantes e fieis ao seu Deus! Eram jovens que cedo aprenderam amar e temer ao Senhor.

Vamos através desta historia de Daniel e seus amigos extrair alguns principios importantes para que mesmo diante das adversidades nos mantermos fieis ao Senhor.

O SIGNIFICADO DA BABILONIA:Sentido Territorial:
“Território do sudoeste da Ásia, atualmente sul do Iraque, que derivou seu nome da cidade capital de Babilônia”. É também chamado de Sinear (Gn 10.10; 11.2; Is 11.2; Js 7.21),
Sentido espiritual:
Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. (Ap 14:8).
A babilônia simboliza a idolatria, a prostituição, o sistema mais pecaminoso que existiu, ou seja, representa o mundo e suas paixões.

O SIGNIFICADO DE NABUCODONOZOR:
[NEBO, Protege o Teu Servo] Rei do Império Neobabilônico (605-562 a.C.). Em 587 ou 586 ele destruiu Jerusalém e levou o povo de Judá para o CATIVEIRO (2Rs 25.1-22). Seu nome é mencionado várias vezes em Jr, Ez e Dn.
Espiritualmente ele simboliza satanás, que tenta levar as pessoas a cometerem todo tipo de pecado mantendo-as cativas.
Graças a Deus que Jesus se manifestou para desfazer as obras de Satanás, e nos transportou do reino das trevas para o reino do filho do seu amor, (reino da luz).

O inimigo tem se esforçado e até causado as mais diversas situações para levar os jovens, e a todos a experimentar sua iguarias pecaminosas, o vinho infernal da falsa alegria, trazida pelas drogas, festas mudanas, fornicação, prostituição etc.

Daniel e seus companheiros foram levados para Babilônia e receberam a ordem para comer os manjares e o vinho do rei NABUCODONOZOR, juntamente com os demais jovens.
Nosso inimigo
Efs 6:12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Oque representavam os manjares e o vinho da babilônia?Representava a falsa alegria e a falsa boa aparência do pecado, Daniel se seus companheiros resolveram em seus corações não se contaminar com os manjares do Rei (o mundo o pecado).

Aplicação: Eles poderiam ter enveredado na onda no momento, pois todos os demais jovens estavam fazendo o mesmo, mas quem e de Deus, não faz o que todo mundo faz, e sim o que a palavra de Deus diz ser correto.

NOSSA POSIÇÃO:
1º. DECIDIR NÃO SE CONTAMINAR (v8a).
Contaminar גָּאַל gaal; surja o (fig.) profanar:-contaminar, desonrar, inmundo, manchar, poluir, macular, tornar impuro.

Como Daniel e seus companheiros não podemos ceder aos apelos da carne, do mundo e do diabo.
Hoje não podemos viver de acordo com o curso deste mundo, com seus prazeres, seduções e atrações.

Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1jo 2:15)

Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tgo 4:4)


2º. TER ATITUDE E AGIR. (V8B).
Daniel não apenas ficou achando que era errado comer os manjares do rei, ele deve ter orado, e foi a te o chefe dos eunucos, e pediu que lhe concedesse não se contaminar.
Ou seja, ele agiu, precisamos tomar uma posição da tentação precisamos fugir delas, não ir não olhar, fazer com que a tentação não se depare frente a frente sem antes evita-la.

REULTADO
MELHOR DO QUE ANTES.(progresso).
• Melhor aparência (v15).
• Inteligência espiritual (v17).
• Inteligência natural (v20)

CONCLUSÃO:
Assim como Daniel e seus amigos precisamos colocar no nosso coração custe o que custar aconteça o que acontecer, eu serei fiel, só assim o senhor me colocara numa posição num estado melhor do que antes!

Comentários

  1. Paz seja contigo

    Em dias onde o mais fácil é se adaptar a falsa modernidade e pecar camuflado e discretamente torna-se necessario jovens se levantarem em santidade e temor, preservando o evangelho no coração.

    ótima reflexão

    Seja bem vindo em meu blog e se puder edifica-lo, sentirei-me honrado

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  2. Bem analisado!
    Deus te abençoe meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. BÁ ESTA PALAVRA É TREMENDA PARABÉNS!!EXCELENTE

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Louvo a Deus por sua vida que reflexão maravilhosa para nossos corações, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Louvo a Deus por sua vida que reflexão maravilhosa para nossos corações, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Louvo a Deus por sua vida que reflexão maravilhosa para nossos corações, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Gloria DEUS, Deus te usou pra confirmar esta palavra!
    Deus continue te usando!

    ResponderExcluir
  10. a paz do senhor meu pastor, gostei muito do esboço e da textualização, muito profundo, tenho que pregar sobre santificação em um retiro da umadex, poi seria possivel o senhor me enviar os temas, a paz do senhor.

    ResponderExcluir
  11. louvado seja Deus, amei muito essa reflexao,precisamos mesmo esta fugindo das coisas que pode nos contaminar e nos afastar da presença do senhor.


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: