Bênçãos no Deserto!

Bênçãos no Deserto!

(Dt 29:1-9)


Muitas vezes quando Passamos por dificuldades, pelo deserto da Vida, esquecemos, do quanto o Senhor nos ajudou e nos abençoou isto acontece por não entendemos os propósitos de Deus para nossas vidas, mas a bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito.

Outros quando saem da prova, da crise, e o senhor os abençoa, prospera cura, logo se esquecem do Senhor, e passam a encarar seu sucesso como sendo fruto de seu próprio braço e não reconhecem a mão de Deus sobre suas vidas. Em Deut (8:11-18). O Senhor advertiu o povo de Israel para quando entrassem na terra prometida, e o senhor os prosperasse não se esquecesse do Senhor Deus, que é quem os abençoa.

Vemos no capitulo 29 de Deut, que o Senhor faz um PACTO (Aliança) com Moises e os filhos de Israel, além do pacto já feito em Horebe.

No vs. 2 em diante o Senhor fez com que o povo trouxesse à memória aquilo que o Senhor tinha feito em suas vidas, desde quando eram escravos de faraó. As grandes proezas que Deus realizou no Egito em pro do seu Povo.


O POVO NÃO ENTENDEU.

Vers. 4 diz que Deus não Deixou o povo percebesse, ouvissem ou entendessem. Embora o povo de Israel tivessem visto os milagres e maravilhas com seus próprios olhos naturais, não entendiam porem com os olhos espirituais. A causa do povo muitas vezes não ter uma percepção da voz do Senhor, não é por que Deus tenha segado seus olhos espirituais, pois quem faz isto é o príncipe deste mundo, o diabo, mas porque eles mesmos fecham seus ouvidos e corações à voz do Espírito santo, por isso a bíblia diz quem tem ouvido pra ouvir que ouça, muitos ouvem o evangelho de má vontade e não entendem, vemos da parábola do semeador que a semente que é a palavra, é boa, mas depende do coração, se ela vai germinar e multiplicar. A parábola diz que aquele que caiu na boa terra (coração) e produziu frutos, é aquele que ouve e entende. (MT 13:13-17), a posição que tomamos diante da palavra é o que faz a diferença!

O que notamos de interessante nesta passagem, é que mesmo estando no deserto Deus, os Abençoou grandemente, vemos aqui alguns princípios que eu gostaria de chamar bênçãos no deserto ou vitória no deserto:

O termo Deserto muitas vezes é simbólico, há dificuldades, provações, privações, lutas e crises que o povo de Deus enfrenta na sua jornada de Fé.

Mas, mesmo no Deserto Deus:

1ª. NOS GUIA, NOS ORIENTA (V5A).

Mesmo estando no deserto, em dificuldades Deus nos orienta através do seu Santo Espirito, como andarmos em integridade e santidade. E nós como filhos obedientes aceitamos a direção.

Rom 8:14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Existem aqueles que ao invés de deixarem-se guiar por Deus, são guiados pelo pecado, pelo mundo e pelo diabo.

Muitas vezes quando o problema vem, ficamos atordoados e não sabemos que caminho percorrer que decisões tomar, é ai que devemos confiar no Senhor em sua direção.

Isa 48:17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

A maioria das derrotas, no meio do povo de Deus, é por falta desta direção divina, muitos são levados pelo engano do coração, amizades, etc., mas se ouvirmos a voz interior que é o Santo espirito nos falando com certeza seremos levados a um caminho de vitorias e conquistas!(Isa 1:9).

2Co 2:14 Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento;

A condução de Cristo em nossas vidas nos leva a um viver de vitorias, e através desta direção passaremos o cheiro do conhecimento de Cristo.

Deus quer nos guiar nas orações, no nosso casamento, criação dos filhos, estudos, trabalho, diversão, ou seja, em tudo.


NO DESERTO O POVO ERA GUIADO, DIA E NOITE, PELA NUVEM DE DIA, E PELA COLUNA DE FOGO, A NOITE.

JESUS NO DESERTO.

Mesmo na vida de Jesus, quando ele foi tentado, por satanás, a bíblia diz, que o Esp. Santo levou Jesus, ou seja, dirigiu o senhor, nesta etapa de provações e tentações, onde Cristo triunfou sobre o inimigo e todas as tentações.

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto,

durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. (Luc 4:1-2)

2ª. SUPRI AS NOSSAS NECESSIDADES (V5B).

Durante toda a caminhada do povo de Israel no deserto o senhor os supriu as necessidades, de forma sobrenatural, eles cresciam as roupas e calçados cresciam junto, e não envelheciam, chovia comida no Céu, (Maná), saia agua da rocha, enfim Deus proveu suas carências num tão quente e perigoso deserto.

NO DESERTO PRECISAMOS, DEIXAR A PREOCUPAÇÃO E EXERCITAR A FÉ.

—Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?

Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?

E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.

—E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas.

Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores.

É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!

Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”.

Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. ( Mt 6:25-34).

EMBORA VENHAMOS PASSAR POR PRIVAÇÕES, ESCACEZ, NO DESERTO DESTA VIDA PRECISAMOS CRER QUE:

Flp 4:19 O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

O APOSTOLO PAULO QUANDO ESCREVE ESTE TEXTO AO FILIENSES, FALAVA QUE TINHA TUDO ATÉ MAIS QUE SUFUCIENTE, MAS NEM SEMPRE ERA ASSIM, ELE JÁ HAVIA PASSADO POR MUITAS DIFICULDADES MAIS APRENDEU O SEGREDO DO CONTENTAMENTO SABER TER POUCO OU MUITO, MAS SABENDO QUE DEUS PODE PROVER TODAS AS NOSSAS NESCESSIDADES.

3ª. DÁ-NOS VITORIA SOBRE O INIMIGO. (V7). Deut 29:7-8

Nesta trajetória, do povo de Deus, muitos inimigos se opuseram a eles, mas foram derrotados, a bíblia narra aqui que os Israelitas venceram dois Reis: 1º Seon rei de Hesbom, 2º Ogue de Basá,

Quando o povo de Deus é fiel e vive guiado por Ele, ninguém, nenhum inimigo poderá nos resistir. Deus falou isso pra Josué após a morte de Moises, pois Josué teria esta missão, fazer o povo herdar a terra prometida, mas pra isso ele precisava derrotar todos os inimigos que se opusessem.

Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados”. (Jos 1: 5-7).

Ø Nosso inimigo

Efs 6:12, pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

PRECISAMOS VESTIR TODA ARMADURA DE DEUS E ESTAR FIRMES CRENDO QUE DEUS PELEJA POR NÓS!

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. (Efs 6:13)

NÃO PRECISAMOS TEMER AO INIMIGO, POIS DEUS É POR NÓS, O MAIOR ESTA AO NOSSO FAVOR.

Rom 8:31 Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.

Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. (1jo 4: 3-4).

4ª. PRÓSPERA (V8). Deut 29: 8

O Senhor os guiou, proveu suas necessidades deu vitorias sobre o mal, e ainda os prosperou, pois após vencerem os reis, ficaram, com o desposo deles, ou seja, seus bens, animais, ouro, joias, etc. Deus tira do ímpio e transfere para o Justo, é uma transferência de riquezas,

José Passou por um grande deserto, em sua vida, foi desprezado e vendido, pelos próprios irmão, mas mesmo neste deserto, nesta provação Deus o fez prospero.

Gên 39:1 José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá.

Gên 39:2 Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.

As benção do Senhor enriquecem e não acrescentam dores.

Prv 10:22 A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.

MANTENDO A BENÇÃO:

Agora o mais importante, quando sairmos do deserto, e o Senhor nos tiver abençoado, para continuarmos vencendo e obtendo sucesso na carreira precisamos:

Deu 29:9 Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as,...

Nesta aliança feita com o povo de Israel, o que Deus queria não era apenas que o povo entendesse qual era sua vontade e pronto, depois esquecessem e continuassem a viver da mesma forma, O Senhor exigiu que viecem a “Guardar” esta palavra. Guarda, neste texto significa:

שמר shamar

(1) guardar, manter vigilância e custódia, observar, prestar atenção, proteger, reter, entesourar (na memória), cumprir.

Ou seja, vai além do mero conhecimento das escrituras, não basta apenas conhecermos a bíblia, é preciso praticar a palavra de Deus!

Deu 29:9 Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.

Vemos aqui que pra estabelecer um pacto com Deus, uma aliança, o povo de Israel precisava:

I. Guarda sua palavra.

II. Cumpri-la

Só assim Prosperaremos em tudo o que viermos a fazer, e Deus nos dará a Vitoria, sobre todas as dificuldades que se colocarem em nosso caminho.

O Deserto não é para sempre, é apenas uma curta fase, mas sairemos melhor, do que quando entramos!

Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto, e o deserto se torne em campo fértil, e o campo fértil seja reputado por um bosque.

Então o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil.

E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. (Isa: 32: 15-17).



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: