O Perigo da Incredulidade

O Perigo da incredulidade!


Quando Jesus acabou de contar essas parábolas, saiu dali.
e voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam: - De onde vêm à sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres?
Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas?
Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse: - Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa.
Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé. Mat (13:53-58)

INTRODUÇÃO: A nossa vida é regida por aquilo que acreditamos, se uma pessoa credita que pode então ela fará o possível, para conseguir algo, existe o desejo positivo, dentro desta pessoa, que na verdade é uma fé, talvez em si mesma, em suas habilidades, títulos, status etc., e o que muitas vezes há levará a Vitoria ao sucesso! .


No entanto Existem aquelas que são levadas pelos pensamentos negativos, ex: eu não posso, não consigo, não dá, comigo é diferente..., etc. Ou seja, é uma fé negativa, que concerteza ha levará a derrota ao fracasso.
Estas pessoas se apoiam em autoajudas, psicólogos, automotivação. Que podem ajudar um pouco a aliviar a falta de sabedoria divina. Pois são pessoas que ainda não passaram pelo novo nascimento, e ainda não tem a mente de Cristo. (Ico 2:16).

Na vida cristã é a mesma coisa, depende da nossa FÉ, o êxito que vamos ter, na vida, espiritual, pessoal, profissional, familiar, conjugal, ministerial, etc.


A bíblia diz que aquilo que não é de FÉ é pecado, ou seja, para vivermos uma vida santa e abençoado depende da fé, que desenvolveremos.


Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. Rom 14:23

A bíblia diz que Jesus veio para os seus e os seus O rejeitaram, o Plano divino inicial era para Israel, onde muitos foram desobediência e incrédulos, depois passou para os gentios, ou seja, para todo aquele que Creem em Jesus como único e suficiente salvador.


O Perigo da Falta de Fé.


Mat 13:58 Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.


O Senhor Jesus operou muitos milagres extraordinários, em muitas cidades, como: Cafarnaum, sumária, galiléia e outras.
Mas em Nazaré (sua terra natal), não pode fazer muitas coisas, o que me chama atenção nesta passagem é que Jesus sendo Deus, e estando na sua terra, NÃO PODE FAZER MUITAS MARAVILHAS E MILAGRES... Como pode isso?


É fácil entendermos, novamente aqui entra a questão da Fé, Deus não opera sozinho!
Porque não? Ele por acaso, precisa do homem, para operar milagres? A resposta é sim, quando relacionamos a FÉ.


ENTENDENDO A PARCERIA E COPERAÇÃO MÚTUA.


Em toda historia do povo de Deus sempre vemos o Senhor operando em conjunto com sua criação, tem que existe uma unidade entre ambas as partes.


Ams 3:3 Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?


Ou seja, é preciso um acordo.

Um exemplo desta parceria é Moises, Deus não podia abrir o mar se Moises não agisse sobre a palavra do Senhor,


Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda. (Ex: 14:15-16; 21; 22).

Muitas vezes estamos clamando ao Senhor, me de um emprego, um namorado, um casamento, uma casa, abençoe minha família etc., e esquecemo-nos de agir, ficamos esperando cair do Céu na nossa cabeça! Deus não fará NADA que eu possa fazer.
Poderíamos também citar, Abraão, Gideão, Sansão, os apostos e o maior exemplo de o Senhor Jesus.


Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente (Jo 5:19).

Jesus vivia na dependência pela Fé em Deus, pois como sendo Deus, não usou os atributos de Deus, mas vivia em intimidade e agia sempre em cooperação com o Pai.

POR QUE EM NAZARÉ?


Como vimos a FÉ vem acompanhada da obediência da ação, pois a fé sem obras é morta (Tg 2:17).
... E Não pode fazer muitos milagres, por causa da falta de fé deles.
Embora Jesus tenha atribuído, a ausência de muitas maravilhas, a falta de honra de um profeta na sua terra e casa, (Mat 13:57).
O que vemos também no versículo, 58 e que a causa Deles não terem recebido muitos milagres foi:
A FALTA DE FÉ DELES...

todavia, o meu justo viverá pela fé...( Heb 10:38).

O problema não era a Cidade, mas sim a incredulidade deles, certo que nem todos de Nazaré foram incrédulos, pois a bíblia diz... E não fez muitos milagres... Ou seja, não diz não fez nenhum e sim não fez muitos, logo alguns creram e receberam o milagre em suas vidas e em suas famílias.
O segredo estar em crer, acreditar ou então duvidar, sendo que a duvida e o oposto da Fé, enquanto a fé gera milagres, vida, a duvida gera medo, destruição.



FORMAS DE RECERMOS A PALAVRA.


1º Receber como sendo de Deus e não de homens. (1tess 2: 13).
Devemos ouvir a palavra com temor e tremor, examinando-a na atmosfera do Espírito Santo, (1tss 5:19-20).
Às vezes O Senhor esta usando uma pessoa, e nós achamos que é simplesmente argumentos humanos, foi mais ou menos o que aconteceu em Nazaré, os irmão e familiares e vizinhos não entenderam a palavra e autoridade de Jesus, faltava-lhes a fé,em cristo como filho de Deus.


Precisamos ser sensíveis ao Espírito, pois La no intimo saberemos discernir a voz de Deus e a do homem.
... Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos. (2Cr 20:20).

2º Ouvir e Aceitar, para ela produzir Efeito. (1tess 2: 13).
Não basta apenas ouvir, depois sairmos e nada acontecer, nenhuma mudança de vida de atitude, precisamos aceitar, ou seja praticar a palavra.


3º Preparar o coração Mat 13:8
Preparar o coração e não deixar a palavra de Deus se tornar infrutífera, mas sim assumir e praticar o que ela diz, produzindo frutos seja na evangelização, nas orações, na leitura, na santificação, etc.



Reflexão: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. (Heb 11:6).


Por Mascarenhas

Comentários

  1. Muito bom!! Veio em um.ótimo momento... Minha fé estava esfriando... Mas consultei a bíblia nos livros q você indicou nesse artigo e fui muito edificada. Deus continue o abençoando! Paz de Cristo seja com você.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, sou muito cética e racional em alguns aspectos mas isso me faz mal... Tento todos os dias matar essa racionalidade excessiva! Blog excelente, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. muito bom!!! eu sempre tenho duvidas e agora eu entendi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: