O Senhorio de Cristo é o SEGREDO...




O Senhorio de Cristo é o SEGREDO...

1 Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
2 Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. ( Sl 127:1-2)

Se o SENHOR não edificar a casa...”

A palavra Edificar significa:
בנה banah: Construir, reconstruir, estabelecer, fazer continuar, construir uma casa (i.e., estabelecer uma família) estabelecida (referindo-se a exilados restaurados) (tornado permanente).

(O termo CASA, pode se referir a nossa vida, nossa família e a igreja). O versículo diz: Se o Senhor não edificar, em vão trabalham...

Nesta mensagem gostaria de tratar a respeito da importância das PRIORIDADES E A FALTA DELAS, relacionando-as com nossa vida cristã.

I. Se o SENHOR não edificar a casa... (logo vemos aqui uma condição, ou seja, quando o Senhor, não está edificando nossas vidas, todos os nossos esforços serão em vão). Mas o contrario também e verdade, Se Ele for senhor em nossas vidas, com êxito edificaremos nossa casa.

O que aprendemos com este texto, é que o próprio Deus, é quem deve construir nossa casa, é Ele quem deve guardar a cidade, não somos nós que edificamos a casa nem guardamos a cidade, e sim o Senhor. Do contrario todos os nossos esforços serão insignificantes, é claro que não devemos ficar passivos, esperando de mãos cruzadas, pois precisamos corresponder com o Senhor. ( Êx: 14:15).

A bíblia diz que a mulher sábia edifica sua casa, mas a tola derruba com suas próprias mãos, isto serve também para o homem sábio.

A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua (Prv 14:1)

Em provérbios também estar escrito sobre estas sabedorias e sua ligação na construção da nossa casa, ou seja nossa vida espiritual.
Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida ( Prv 24:3 ).

Estes versículos não nos mostram como viver nossa vida cristã com nossa própria sabedoria humana, nossos conhecimentos e talentos naturais, e sim nos levam a entender a total dependência do senhorio de Cristo sobre nos para nos dar sabedoria espiritual, sendo assim esta sabedoria provem direta de Deus.

O rei mais sábio que já existiu, quando sucedeu o trono de Davi seu pai, um dos seus primeiros pedidos a Deus, não foi, ouro, prata, riquezas, longevidade, não. Ele sabia que precisava estar na dependência do Senhor, então pediu algo, que ninguém pode dar há não ser o Próprio Senhor, Sabedoria.

Isto foi que o levou a ser um rei sábio, que agradou ao Senhor, julgando assim muitas causas de seu povo com sabedoria divina, dada pelo Espirito Santo.
Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei, passou a respeitá-lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça.( 1Rs 3:28).

Vemos também esta mesma necessidade de ter sabedoria de Deus, em Tiago.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tgo 1:5).

Tudo isto nos leva a entender nossa total dependência de Deus, a sabedoria vem Dele, sua saúde vem Dele, seu trabalho vem Dele sua vida é Dele.

A menos que o próprio Jeová construa a casa, é fútil que seus construtores trabalhem arduamente nela. A menos que o próprio Jeová guarde a cidade, é fútil que o guarda se mantenha alerta. Sl 127.1(TNM)-tradução do novo mundo

Ao analisarmos este versículo, vemos que o Senhor se preocupa em construir deste uma simples casa, começando dos seus fundamentos, alicerce etc., até a guardar uma cidade inteira, naquele tempo no AT, as cidade após serem construídas, isto é claro envolvia a construção de casa em casa, após eram roteadas de muros, e fortificadas, as muralhas serviam de proteção contra invasores, pois Deus se preocupa com todos as nossas causas, Ele não apenas ajuda-nos a construir nossas vidas sobre a rocha que é Cristo, como também mesmo quando achamos que estamos fortificados Ele continua sua obra nos alertando sobre as brechas nos muros da nossa vida, e nos protegendo dos ataques do inimigo.

Para que isto aconteça, ou seja, para podermos ter sucesso e proteção do senhor precisamos:

I. PRIORIZAR O REINO DE DEUS. ( MAT 6:33)
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Aquilo que priorizamos, ou seja, que damos primazia é o que de fato é mais importante para nós, O senhor Jesus nos manda a buscar primeiro o seu reino, e as demais coisas nos serão acrescentadas, não podemos inverter as posições. Muitas vezes queremos as demais coisas e nos esquecemos de buscar o reino.
Quando não damos prioridade ao reino de Deus, estamos lutando, passando pela vida sem a benção do Senhor, todos os nossos esforços, por mais bem intencionados que sejam não vão ser suficientes, quando a crise vier, a casa vai se desfizer, em João Jesus nos adverte sobre esta falta de compromisso e prioridade com o Senhor.

João 15:5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Ou seja, o salmo diz:
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.(Sl 127:1).
A questão é se Jesus estar ou não estar verdadeiramente como Único Senhor das nossas vidas.

No evangelho de Lucas, vemos o relato da história de duas irmãs, Marta e Maria, onde aprendemos mais um pouco sobre questões de prioridades,
Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "
Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Luc 38-42)

Enquanto Maria ouvia a mensagem aos pés de Cristo, Marta estava ocupada em muitas coisas, não que seja errado trabalhar, lutar para construir uma vida, mas a grande verdade, é que lutar, trabalhar, construir uma família ter realização profissional, sem priorizar uma vida no altar de intimidade com Deus, se torna em uma grande falta de sabedoria. Quem age assim estar perdendo a melhor parte!

MOTIVOS DA FALTA DE PRIORIDADE PARA COM O REINO DE DEUS.

I. JESUS AINDA NÃO É SENHOR DA SUA VIDA
.(Sl 127:1-2).
Se o SENHOR... Ou seja, quando cristo. É verdadeiramente o SENHOR da nossa vida, então todas as áreas da vida serão influenciadas por Ele.
Jesus quer ser Senhor, da nossa família, do nosso trabalho, das nossas vontades, por exemplo, o que assistimos, oque vamos ler, ou seja cristo tem que estar no centro de nossas vidas.

Conclusão:
Se Deus for verdadeiramente nosso senhor, Ele estará em 1º lugar em nossas vidas, assim seremos edificados como casa de Deus, e teremos seu favor e proteção sempre ao nosso dispor.














por Cristiano Mascarenhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: