Transformando Vales áridos Em Mananciais

Sl 84:4-12

Objetivo: Entender e aplicar os princípios que vão fazer com que as adversidades da vida se transformem em bênçãos abundantes na caminhada cristã.

Introdução: Vale, na realidade, é um período ou lugar que o crente passa o Vale não é um lu­gar onde devemos buscar sinais e maravilhas, e sim, uma ínti­ma comunhão com Deus que inculcará em nós o carácter e a força do Senhor. É um tempo de aprendizagem que poderá tra­zer grande desconforto se não tivermos uma visão das promes­sas de Deus. Que este estudo traga o encorajamento ne­cessário a sua jornada de busca daquele que a tudo e a todos satisfaz: Deus!

Como transformar as dificuldades em bênçãos? O que significa vales áridos em nossas vidas? Todos nós uma hora passamos por vales (Momentos difíceis, de escassez).

* Significado de Vale árido? vale de lágrimas no dia de hoje.

* Significado de Manancial (fonte abundante de água)?

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Sl 23:4)

As dificuldades são recados de Deus; quando nos são enviadas, devemos considerá-las prova da confiança de Deus - uma gentileza da parte de Deus. (Henry Ward Beecher).

“PERFIL DAQUELES QUE TRANSFORMAM VALES ÁRIDOS EM MANANCIAIS.”

I. DESEJA ESTAR SEMPRE NA PRESENÇA DO SENHOR. V.4.

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.

Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. (Sl 27:4-5).

Observe que o Salmista não apenas pedia a Deus, para estar sempre na sua presença, mas ele buscaria. Aqui estar um dos grandes problemas dos cristãos pedem, mas não buscam, não creem.

A proteção e a segurança vêm quando desejamos a presença do senhor ardentemente. ( Jeremias 29:13).

II. FORTALECE-SE NO SENHOR. v.5ª

Quando passamos por vales, devemos buscar forças no Senhor, o nosso corpo não tem estrutura para suportar ansiedades excessivas, pressões causadas pelas dificuldades, onde uma sociedade maligna tenta a cada dia levar as pessoas a um colapso emocional, o que nos faz vencer sempre sem desanimar é o poder de Deus, dentro de cada um de nós, seu Espirito Santo.

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Efs 6:10

III. UM CORAÇÃO ONDE OS CAMINHOS SÃO APLANADOS. V.5b. (DAVI) at: 13; 22

E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.(at : 13;22).

O homem e a mulher que assim procede, 1ª desejando sempre estar na presença do Senhor, 2ª Fortalecendo-se em Deus e seguindo sua jornada com um coração de caminhos aplanados, terá os seguintes resultados:

RESULTADO:

I. Transformará adversidades em bênçãos. (v.6ª). Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte.

  1. Será abençoado abundantemente. (v.6b)... A chuva também enche os tanques.

* Grandeza e gloria do reino do messias

Isa 35:6 os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas.

Isa 35:7 A areia quente do deserto virará um lago, e haverá muitas fontes nas terras secas. Os lugares onde agora vivem os animais do deserto virarão brejos onde crescerão taboas e juncos.

Isa 35:8 Haverá ali uma estrada que será chamada de “Caminho da Santidade”. Nela, não caminharão os impuros, pois ela pertence somente ao povo de Deus. Até os tolos andarão nela e não se perderão.

Quando os problemas encontram os cristãos orando, eles fazem mais bem do que mal.(J. Blanchard).



Por: cmascarenhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: