Edificar a casa!

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Sm 127;.1-2).

Propósito Geral: Entender sobre a edificação do senhor sobre nossas vidas!

Propósito Especifico: Levar o cristão há reconhecer que precisam restaurar edificar suas vidas, família e igreja (corpo de Cristo), na palavra do Senhor!

INTRODUÇÃO: O desejo de Deus para nós é nos proporcionar uma família edificada, estruturada, nos Guardando de todo o mal, assim nos dando uma vida realizada. Só que isso nem sempre acontece, existe muitos cristãos, vivendo aquém daquilo que o Senhor tem para eles.

A bíblia diz que Deus nos deu tudo que diz respeito à vida e piedade!

Se o SENHOR não edificar a casa... ( A palavra Edificar significa: בנה banah

Construir, reconstruir, estabelecer, fazer continuar, construir uma casa (i.e., estabelecer uma família) estabelecida (referindo-se a exilados restaurados) (tornado permanente).

O Senhor se refere ao termo CASA (nossa vida, nossa família e sua igreja, os santos em cristo). O versículo diz: Se o Senhor não edificar, em vão trabalham... Uma família é composta de mais de uma pessoa! O verbo esta no plural (Trabalham).

A CASA REPRESENTA A FAMILIA!

A FAMILIA É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA!

Deus sempre quis que a família fosse edificada, encorajada, estabelecida, pela sua presença! Desde jardim do éden. Quando criou o primeiro casal.

O plano de Deus não é apenas para o homem sozinho, mas para toda a sua família. Quando o Senhor decidiu julgar e destruir a humanidade nos dias de Noé, não proveu salvação para ele sozinho, mas para toda a sua família (Gn. 6:18). Vemos também que Deus prometeu a Abraão que nele seriam abençoadas todas as famílias da Terra (Gn. 12:3).

Ao tirar Ló de Sodoma, o anjo do Senhor fez com que ele saísse com toda a família (Gn. 19:12). No Novo Testamento encontramos um anjo visitando Cornélio e dizendo que deveria chamar a Pedro, “o qual te dirá palavras mediante as quais será salvo, tu e toda a tua casa”. (At.11:14). (fonte orvalho.com-Luciano subirá”o sacerdócio no lar”)

A FAMILIA É O ALICERCE DA HUMANIDADE!

Hoje o que vemos é um aumento da violência, das drogas, do desrespeito para com o próximo, embora todos estes males tenha uma raiz ampla, envolvendo desde a família ao estado. O que vemos é que grande parte das pessoas envolvidas em crimes hediondos, são filhos criados, por uma mãe solteira, filhos de pais de classe media alta, onde são ausentes a educação de seus filhos, etc. uma família estruturada, edificada pelo senhor, com certeza, viverá bem melhor e assim teremos uma sociedade melhor! “A bíblia diz:” (Prv 22:6) Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

O PAPEL É NOSSO!

““ Neste versículo há um mandamento “intrui o menino” e uma promessa” não se desviará dele”

Logo vemos que como sacerdotes no lar (Ap. 5:9-10) temos a responsabilidade de ensinar, passar conhecimentos aos nossos filhos, de maneira a criar neles um caráter santo, para poder viver bem na sociedade, e não dar dor de cabeça aos pais, nem a sociedade.

Jos 24:15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

O texto acima reflete a responsabilidade de Josué de não apenas buscar ao Senhor, mas servi-lo com toda a sua família. Quando se trata de família, não existe a história de “cada um por si”. Embora a responsabilidade de cada um diante de Deus seja individual, precisamos aprender a lutar por nossos familiares, especialmente aqueles que possuem a incumbência de exercer o sacerdócio do lar.

A VONTADE DO SENHOR É QUE TODA A NOSSA FAMILIA O SIRVA FIELMENTE!

O qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa.

Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. (At 11:14-15)

O PLANO DE DEUS INCLUI TODA A SUA FAMILIA ELE QUE SALVA-LOS E DERRAMAR SEU ESPIRITO SOBRE NOSSA FAMILIA.

SALVAÇÃO PARA A FAMILIA.

Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa.

Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou- lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou- se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus. (At 16:31-34).

Interessante é que às vezes queremos que todos os nossos familiares aceitem a Jesus em suas vidas, mas apenas cremos, mas negligenciamos a segunda parte deste versículo, onde diz “então lhe pregaram a palavra de Deus, e todos os que estavam em sua casa, então eles creram e foram batizados.

A CASA TAMBEM DIZ RESPEITO A NOSSA CASA ESPIRITUAL QUE SOMOS NÓS MESMOS!

ARC 1 Corinthians 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Templo: ναός naós

Metáf. o templo espiritual que consiste dos santos de todos os tempos reunidos por e em Cristo

Assim como Deus quer cuidar e edificar nossa família Ele também quer nos Edificar, nos estabelecer, nos fortificar na fé, pois do contrario se não estivermos alicerçados na sua presença, corremos o risco de não sabermos administrar nossa família, pois se alguém não tem sua própria casa (sua vida) edificada como poderá estabelecer sua família, seja mulher filhos e até igreja?

“É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher... e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus?)“ (I Timóteo 3:2a, 4 e 5).
Em outras palavras temos que viver uma vida irrepreensível, para poder governa nossa casa!

Somos casa espiritual de Deus, sua morada, mas para isso devemos viver uma vida limpa de acordo com seus santos princípios de sua palavra.

ARC 1 Peter 2:5 vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

A CASA TAMBÉM FALA DA IGREJA DO SENHOR.

Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa,

Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (1Tm 3:14-15).

A Igreja do Deus vivo - A assembleia na qual Deus vive e trabalha; cada sócio da qual é uma pedra viva, onde vivam corretamente unido entre eles, cresçam até se tornarem um templo santo de Deus.

Embora Deus não habite em templos feitos por homens, ele habita em cada crente pelo seu espírito (At 17:24), mas sabemos que existe uma casa chamada casa de oração,

A igreja é a casa de Deus. Ele habita ali. A igreja sustenta a Escritura e a doutrina de Cristo como uma coluna sustenta uma proclama. Quando a igreja deixa de ser coluna e baluarte da verdade, ela já não estar sendo EDIFICADA construída pelo senhor, e sim pelos homens!

A CASA DO SENHOR É ÉDIFICADA SOBRE SUA REVELAÇÃO

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16:18)

A igreja do Senhor tem que ser construída, edificada, estabelecida sobre sua revelação, pois Cristo é a pedra Principal ele é a rocha da verdade.

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; (Ef 2:20).

Quando os homens tentam colocar outro fundamento além de cristo, aparti dali o senhor já não estar mais edificando aquela igreja, precisamos pregar a cristo, passar um evangelho inspirado profeticamente pelo senhor, um evangelho cristocentrico!

Assim verdadeiramente a igreja crescerá em vitória, e tudo que ligarmos em oração aqui na terra será ligado nos céus, e o que desligarmos na terra será desligado nos céus, ou seja, a igreja terá a autoridade concedida pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Uma vida, uma família e uma igreja não edificado nos caminhos do altíssimo, colherá fracassos, derrotas e destruição!

Mas... Se o SENHOR edificar a casa, feliz trabalham os que a edificam; se o SENHOR guardar a cidade, seguros e protegidos vigiam os guardas. (Sm 127;.1).

QUE O SENHOR NOS AJUDE A ESTABELECER (EDIFICAR):

1ª. Nossa família.

2ª. Nossa casa espiritual.

3ª. Nossa igreja- o corpo de cristo.


por: cristiano mascarenhas

Comentários

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Salviano Adão por comentar, seu comentário é muito enriquecedor, vou acessar seu blog e seguido, obrigado fique na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  3. Paz. Estou te seguindo aqui no blog; tem mensagens edificantes. Convido o irmão a visitar meu blog e se possível me seguir também. lindomargabriel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: