AFIANDO O MACHADO

AFIANDO O MACHADO


Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso. Ecl. 10:10

Hoje em dia queremos realizar nossas tarefas o mais rápido possível, sejam elas no trabalho, na vida pessoa ou no ministério, a pressa em fazer as coisas com rapidez se tornou um estilo de vida, vemos a tecnologia, como o celular, o e-mail, a comida instantânea etc., Tudo isto nos faz ser imediatista, queremos que o download seja o mais rápido possível, enfim são inegáveis os benefícios da modernidade em nossas vidas, eu mesmo os usufruo, facilita a vida de certa forma, mas muitas vezes a pressa de fazer muitas coisas ao mesmo tempo nos torna ansiosos, presunçosos nos deixando cansados e esgotados.

O Problema é que muitos acabam transferindo este estilo de vida para sua vida espiritual, onde as coisas tem que acontecer no ambiente de fé e dependência de Deus, ouvindo sua voz, dai o porquê de muitos cristãos frustrados, na vida espiritual e consequentemente em tudo.

Em ecl, 10:10a, o Sábio Salomão nos dá um grande principio para podermos termos sucesso agindo com sabedoria.

...Se o machado está cego e sua lamina não foi afiada, é preciso golpear com mais força...

Outra versão diz é preciso redobrar a força,

Há aqui um principio para podermos trabalhar mais a cabeça e menos o corpo, ou seja, aquele ditado que diz “quando a cabeça não pensa o corpo sofre" um machado cego, não será eficaz para o corte, ao invés de corta bem a madeira, irar apenas machucar a madeira, atrasando o trabalho e esgotando o trabalhador, assim é qualquer outro instrumento de corte.

Lembro-me de certa vez, onde minha amada esposa me pediu para corta um frango para o almoço estava de folga em casa e resolvi dá-lhe uma forcinha, converso que comecei a amolar a faca, mas não fiz isto bem, demorei bastante cortando o frango, bati, bati, machuquei, cansei, e ainda deixei uns pedaços grandes, que não davam pra colocar na panela, falei para ela, estes pedaços não dar pra corta com a faca, lembro-me dela, ter observado que a ferramenta estava sega, dai ela colocou a faca em cima da parte grande do frango e pressionou e bateu assim conseguindo corta-lo, mas aquilo me chamou a tenção e logo o senhor colocou este versículo em minha mente.

Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mails inteligente planejar antes de agir. Ecl. 10:10

Muitos estão deixando de afiar o machado, muitos estão deixando de orar, ler a bíblia, assim estão tendo dificuldades de ouvir a Deus e de vencer seus problemas que surgem, outros estão deixando de afiar o amor, respeito e dedicação ao conjugue assim estão tendo que aplicar uma enorme força para não perder o amado (a), há aqueles que estão fazendo a obra de Deus, sem gastar tempo, com Deus afiando o machado em sua presença, assim estão fazendo de tudo, programas, campanhas, esquecem-se do jejum da oração da consagração ao Senhor, assim como Pedro , Tiago e João, podemos estar nos esforçando ao máximo usando todas as nossas habilidades e não tendo êxito, mas sobre a palavra do Senhor, quando tirarmos tempo para ouvir e obedecer a Deus teremos êxito.

Certa vez li uma história(metáfora) que reforça este principio.

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo.

- Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor.

O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores.

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre.

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante.

- Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando!

- Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu.

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. Continue afiando o seu.

Quando amolamos nossa ferramenta, isto é, cultivar nossa vida devocional diário com o Senhor aprendendo e sendo moldado por ELE, estamos agindo com Sabedoria, e com certeza seremos vitoriosos.

...agir com sabedoria assegura o sucesso... ( Eco 10:10(b).

Ecl. 9:16 Por isso eu disse: A sabedoria vale mais que a força; ...

O povo de Deus precisa aprender urgentemente esta lição! O que precisamos aprender e provar na prática, é que o tempo gasto com Deus é o machado sendo afiado. Se economizarmos nesta prática, perderemos muito mais tempo e energia depois e não conseguiremos fazer tão bem o serviço.·.

Por Mascarenhas
bibliografia: O Devocinal diário, Biblia e-sword

Comentários

  1. Valioso o estudo, foi por essas razões que Salomão pediu a sabedoria ao invés das riquezas e poderes. Deus continue abençoando tu e a tua casa.

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado por estas palavras ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: