A OBEDIÊNCIA DETERMINA A CONTINUIDADE DA BENÇÃO!

A OBEDIÊNCIA DETERMINA A CONTINUIDADE DA BENÇÃO!

I Samuel 13: 9-14

Então ele ordenou: "Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão". Saul ofereceu então o holocausto,

e quando ele terminou de oferecê-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo.

E perguntou-lhe Samuel: "O que você fez?” Saul respondeu: "Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado ao prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás,

pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto".

Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. (1Sm 13:9-13).

Introdução:

Nesta passagem de I Samuel, o profeta Samuel, ao Confrontar a atitude errônea do rei Saul, enfatiza a causa de Deus ter o rejeitado, Desobediência a Voz de Deus. Esta atitude de Saul embora para ele fosse simples, para Deus foi Grave, fez com que Saul perdesse o reinado e por falta de Arrependimento, levou-o a opressão a derrota e ao seu trágico fim!

O profeta expressou esta indiguinação pelo ato insensatez do Rei Saul, em oferecer sacrifícios a Deus, sem a presença do Profeta, que antes já havia advertido para não o fazer até, o período de 7 dias, quando ele juntamente com ele o faria. O rei Viu que o profeta Samuel não chegara no tempo previsto, vendo o Povo reclamar e ameaçarem-lo a deixá-lo, ele o pressionava a sacrificar, mesmo antes de o profeta chegar, uma atitude errada, pois na quela época a tarefa de sacrificar era do Profeta! Somente após o sacrifício começaria a guerra, Saul com medo cedeu à pressão do povo, e sacrificou antes do tempo. Embora parecesse uma boa intenção, ele desobedeceu à ordem do Profeta dada por Deus, a quela ordem não era simplesmente do profeta, mas naquele tempo Deus usava os profetas para manifesta sua vontade.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

Nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;

(Hb 1:1-2).

Saul mostrou com esta atitude sua falta de confiança em Deus que é quem da Vitoria na batalha! Dt 20:4

Pois e Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.Josué 24:12.

Gostaria de compartilhar algumas coisas sobre a vida de Saul, alguns princípios bíblicos, pois tudo que foi escrito, escrito foi para nosso ensino. Rm 15:4.

FATOS SOBRE SAUL

Saul representa:

1- Aqueles que estão mais preocupados com a opinião dos outros que a de Deus (viu os soldados se dispensando, temeu a reputação).

2- Uma falta de Confiança em Deus. (1Sm 13:12 pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto".).

3- Não entender a chamada, e se tornar prepotente!

Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo.

Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo.

Então o Senhor falou a Samuel:

"Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções". Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

De madrugada Samuel foi ao encontro de Saul, mas lhe disseram: "Saul foi para o Carmelo, onde ergueu um monumento em sua própria honra e depois foi para Gilgal". (1Sm 15:8-12).

Saul não entendeu sua missão, e obedeceu parcialmente às ordens do Senhor, precisamos entender nossa missão e obedecer a Deus, verdadeiramente.

Saul ficou prepotente a ponto de construir um monumento para sua própria honra esquecendo-se de fazer tudo para hora de Deus. Daí veio à sucessão de erros.


4-A imagem daquelas pessoas que não sabem esperar o tempo de Deus.

Sacrificou antes do tempo:

Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.

Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. (Ism 15: 22-23)

Precisamos esperar o tempo de Deus para nossas vidas, às vezes temos uma boa intenção, mas só isto não basta, devemos analisar se tá de acordo com a palavra de Deus.

Abrão recebeu a promessa de ser pai, e sua descendência numerosa. Gn 17:4

Mesmo Abrão sendo um homem de imensa fé, aconselhado pela sua esposa Sara, tentou dar uma mãozinha a Deus, e coabitou com Aga a serva dando a luz, a Ismael, só que Ismael não era a filha da promessa.

Deus abençoou Ismael, mais ainda hoje Ha divisão entre os descendentes de Ismael e os de Isaque.

Aplicação: Jamais devemos agir por pressão ou emoção, no calor das dificuldades, aflições, Deus espera uma obediência a Ele e não ao homem ou as cincustancias impostas pelo inimigo!


ENTENDENDO O SACRIFÍCIO HOJE:

Na nova Aliança sabemos que não precisamos oferecer sacrifícios a Deus de animais, Pois Jesus se deu em sacrifício único e eterno. (Ef 5:2)

O Verdadeiro sacrifício a Devoção, é um coração quebrantada, obediente a Eles, Ele espera nosso amor, nossa devoção, sensibilidade a sua voz, pois Deus é Pai, ele sabe o momento certo de nos abençoar, se ainda a benção ainda não veio, é porque Deus esta preparando nos aperfeiçoando para quando ela vir possamos desfrutá-la na sua plenitude.

Deus quer um Espírito Quebrantado, (sensível a sua voz, Obediente) um Coração contrito, arrependido, . Sl 51:17.

FAZEMOS ISTO QUANDO:

v doando-nos a Deus:

Em Adoração Racional, cultuando ao Deus da nossa vida com Temor e Tremor Rm 12:1.

CONTRASTE ENTRE SAUL X DAVI

Deus sendo Fiel e Justo, não favoreceu Mais a Davi que a Saul, ambos tiveram a unção para ser Rei, se formos listar todos os pecados de Saul e os de Davi, veremos que Davi pecou mais, o Fracasso de Saul se Deu por Falta de Arrependimento, quebrantamento diante de Deus, mesmo no inicio do seu reinado sendo grandemente usado por Deus, não perseverou, já Davi foi chamado segundo o coração de Deus, tinha um coração arrependido, sensível, reconhecia suas falhas, impotência, tinha sede de Deus. Graças a Fé. Vida de oração e amor a Deus, Davi foi um Rei que o Senhor usou a linhagem para nascer o Messias. Deus honrou grandemente

Podemos a ter dizer que a Consagração, jejum oração, Evangelização, exercer ministério em Países que perseguem os cristãos, é uma forma de sacrifício a Deus, que vai além da obediência.

Mas tudo isso, sem uma total dedicação sincera a Deus, se torna Inútil, por se tornar apenas religiosidade.

A falta de Obediência levou a perca da unção sobre Saul, transferindo-a para Davi!

1Sm 13:13 Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.

1Sm 13:14 Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor".

Vemos isto em outras passagens da bíblia.

Jzs 16:19 Dalila fez Sansão dormir no seu colo, chamou um homem, e este cortou as sete tranças do cabelo de Sansão. Sansão começou a ficar fraco e sua força desapareceu.

Sansão por desobediência se envolveu nos desejos da carne, contou seu segredo e perdeu a unção.

Judas Iscariote teve seu fim trágico, foi substituído por Matias.


Conclusão:

v A obediência a Deus é a prova infalível de um amor sincero e supremo por ele.

Nathaniel Emmons

v O amor da criatura para com o Criador requer necessariamente obediência; caso contrário, não tem qualquer sentido.

Francis Schaeffer

v Um avivamento pode produzir barulho, mas não é nisso que ele consiste. O fator essencial

É a obediência de todo o coração.


Que Deus Derrame sua graça sobre nossas vidas para servi-lo incondicionalmente!

Cristiano Mascarenhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: