Santidade e unção.


Santidade e unção.

Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros. (Hb 1:9)

Este passagem refere-se a Jesus, mas tem uma aplicação para nós hoje.

Veja que o versículo diz:

1ª. Amar a Justiça: Cumprimento das exigências de um relacionamento correto com Ele, (Deus).

Amar o Reino de Deus (Mt 6:33).

2ª Odiar a Iniquidade. Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, em ser perverso (Sl 25.11; 51.5; Is 13.11; Mt 7.23; Hb 1.9).

AMAR A JUSTIÇA REPRESENTA:

I. Fazer a Vontade de Deus.

Mat 6:33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.

Fazer a vontade de Deus é ser guiado por sua palavra, pelo Espírito Santo, obedecendo em tudo.

A justiça estar ligada a fazer sua Vontade!

Quando a bíblia nos diz pra ter fome e sede de justiça, é porque precisamos ter uma vontade um amor tão grande pela vontade do Senhor, que isto nos fará nos afastar do pecado e nos aproximar de Deus! Assim Deus promete que nossa fome será saciada. (Mt 5:6).

II. . Viver a causa de Cristo e o Evangelho

Mat 5:10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Os cristãos são perseguidos pela causa de Cristo, por ser pessoas íntegras, por se separar do mundo, sofrem descriminação, calunias, são alvos de agressões verbais e até físicas, prisões e em alguns lugares são Martirizados.

Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?

Todavia, mesmo que venham a sofrer porque pratica a justiça, vocês serão

felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.”

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados

para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em

vocês.( 1pe 3:13-15),

Jesus foi discriminado, desacreditado, por muitos, mas sempre fez a vontade de Deus, e foi exaltado, acima nos céus, e triunfou contra os principados e potestades, os despojou, sendo vitorioso, e reina pra sempre.

A vezes é normal na vida cristã, sofremos perseguições, pois não somos daqui, Jesus não pediu que Deus nos tirasse no mundo, mas que nos guardasse do mundo. Nós somos a luz e sal deste mundo, não importa o que aconteça representaremos nosso Deus, e seremos vitoriosos sobre toda e qualquer situação!

III. Viver em verdadeira retidão, em santidade!

Mat 5:20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Sua Justiça - Sua santidade; suas visões da natureza de retidão, e sua conduta e vidas. A menos que você seja mais santo que eles são, você não pode ser salvado.

Excederá - superará, ou abunda mais. A retidão dos verdadeiros cristãos está sentada no coração, e é então genuíno. Jesus explica que a menos que eles tivessem mais real santidade e caráter que os escribas e fariseus, eles não puderam ser salvados.

A Justiça dos escribas e Fariseus - Veja as notas a Mat 3:7. a retidão deles consistiu em observâncias externas da lei cerimonial e tradicional. Eles ofereceram sacrifícios, jejuavam frequentemente. orava muito, dava dízimos, mas justiça, a verdade, pureza, e santidade de coração, eram negligenciadas. A retidão que Jesus requereu no reino dele era pureza, santidade, honestidade, temperança, o temor de Deus, e o amor ao próximo.

Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. (I jo 2:29). ARC

ODIAR A INIQUIDADE SIGNIFICA:

A iniquidade é o pecado, odiar a iniquidade é se afastar de toda aparência do mal, e detestar, não gostar no pecado, das obras da carne. Enquanto você gostar de seu pecado, você não será liberto dele. Precisará aprender a odiar o pecado como Deus odeia(Jonh Bevere).

Qualquer que comete o pecado também comete iniquidade, porque o pecado é iniquidade. (1jo 3:4).

Toda iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte. (1jo 5:17).

Pois o pecado nos separa de Deus, de modo que nossas orações são impedidas.

Isa 59:1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;

Isa 59:2, mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

Mat 7:23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Eu nunca o conheci - Quer dizer, eu nunca aprovei sua conduta; nunca o considerado como meus amigos. Veja Psa_1: 6; 2Ti_2:19; 1Co_8:3. Isto prova que, com todas suas pretensões, eles nunca tinham sido verdadeiros seguidores de Cristo.


veja que através da pratica destes DOIS PRINCÍPIOS o Senhor nos dará o óleo de Alegria mais do que nossos companheiros.

não é que Deus faça acepção de pessoas, dar mais pra um menos pra outros. mas quem recebe mais é o que busca mais, ou seja, nem todos estão dispostos a mar a justiça e aborrecer a iniquidade, assim como outros.

na parábola dos talentos, o senhor dividiu pra todos os talentos conforme suas capacidades, pra um, Deus deu menos pra outros mais, pra quem mais foi dado, mas foi cobrado, então o que acontece, é que nem todos estão dispostos a se colocarem a disposição de Deus a ponto de receber mais.

mas aqueles que Deus deu 1 talento, Ele espera que este talento venha multiplicar, aumentar, não ser enterrado.

Qual o seu talento?

Coloque-o há disposição do Senhor, pois ele quer nos usar pra sua gloria, Ele deseja que o amemos a ponto de colocar nosso serviço ao seu dispor, pois Ele cuida de Nós.

Figuras simbólicas:

Slm 45:7 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.

Slm 45:8 Todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloés e a cássia; dos palácios de marfim os instrumentos de cordas e te alegram.

o versículo 8 do capitulo de salmos diz: todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloes e a cássia,

vemos aqui novamente alguns símbolos

VESTES= representa nossa condição diante de Deus, santidade. vestes sujas pecado, vestes limpas santidade, pra que nossas vestes cheirem óleos, precisam estar limpas alvas.

Vemos que pra o perfume de cristo exalar sobre nós precisamos estar com as vestes brancas e limpas.

O óleo= a unção de Deus, o Espírito Santo.

Um depende do outro, Deus quer que estejamos limpos puros para derramar mais e mais sua unção, sua presença. Todo cristão precisa do óleo da unção, pra poder ter poder pra testemunhar e viver uma vida de santidade (atos 1:8).

Aqueles que não lavarem suas veste no sangue do cordeiro, que não se encontrarem limpos, mas tiver em suas vidas a iniquidade o pecado ficara fora do céu.

Mat 7:23: apartai-vos de mim vos que praticais a iniquidade

Logo quando não amamos a justiça passamos a amar a iniquidade. Dependendo das nossas vestes podemos entrar ou ficar fora do céu.

NA PARÁBOLA DOS CONVIDADOS PARA AS BODAS

Aquele que foi encontrado com as veste erradas foi lançado fora, Os artigos de vestuários usados em ocasiões festivas eram roupões brancos principalmente longos, e era o costume da pessoa que fez o banquete para preparar tal veste para ser usado pelos convidados. Isto faz a conduta deste homem mais indesculpável. Ele entrou no vestido comum e ordinário dele, como ele foi levado da rodovia: e, entretanto ele não teve um artigo de vestuário do próprio dele satisfatório para a ocasião, contudo a pessoa tinha sido provida para ele, se ele tivesse solicitado isto. O não fazer isto dele era expressivo do desrespeito mais alto para o rei. Isto representa a conduta do hipócrita formosamente na igreja.(Mt 22:2-14).

Só entrarão nas bodas do cordeiro santo que é Jesus aqueles que se encontrar com as vestes limpas no seu sangue, em santidade sem impurezas!

O Azeite óleo= também influencia, na nossa eternidade, veja parábola das 10 virgens, aquelas que deixaram faltar o aceite o óleo da unção foram decepcionadas na vinda do noivo. (Mt 25:1-13).

“temos que viver cada dia como se Jesus fosse voltar hoje"

Ecl 9:8 Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

O verbo estar no presente “SEJAM”, ou seja, em um estado continuo sempre, não apenas na igreja ou no meio dos irmãos, e sim, viver sempre em santidade, na presença do Senhor.

NUNCA FALTE O ÓLEO sobre a tua cabeça, o óleo era usado para ungir os reis concedendo-os autoridade e capacidade para reinar, guiado por Deus, em pentecostes foi derramado sobre os 120 no cenáculo e sobre todos aqueles que creem, precisamos sempre buscar ser cheios desta unção de Deus, através da oração, meditação, jejum e pratica da palavra.

O óleo pode faltar quando não vigiamos, e não buscamos o senhor como deveríamos.

Que Deus nos ajude a viver sempre em santidade e na sua santa Unção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: