Pular para o conteúdo principal

Conhecendo o tempo certo

Conhecendo o tempo certo
Eclesiastes 3.1-8; Efs. 5.16 INTRODUÇÃO:
IlustSeu cavalo pode voar Um poderoso rei condenou um humilde súdito à morte. O homem, prestes a ser executado, propôs e teve a concordância do rei, permiti-lo ensinar o cavalo real a voar. Caso não conseguisse, no prazo de um ano, então sua sentença Seria cumprida. "Por que adiar o inevitável?" perguntou-lhe um amigo. "Não é inevitável," ele respondeu, "as chances são Quatro a um a meu favor. Dentro de um ano: ·O rei pode perder o trono. ·Eu posso Fugir. ·O Cavalo pode fugir. ·Eu posso ensinar o cavalo a voar.
Frequentemente nos vemos diante de obstáculos difíceis e aparentemente impossíveis de transpor.
Por mais que busquemos soluções, elas parecem não existir. o primeiro impulso nos convida a desistir, mas é preciso que jamais esqueçamos que para o nosso amado Deus todas as coisas são possíveis. 

As quatro coisas que não voltam para trás: A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo …

Decida não se contaminar!



Decida não se contaminar!
Dn 1: 5-20
INTRODUÇÃO:
A vida de Daniel desde sua juventude foi um tanto conturbada, aos 15 anos foi levado para babilônia, já na flor da idade, teve alguns dissabores, sabemos que a adolescência a juventude é um período, onde estamos desenvolvendo nossa personalidade, fazendo escolhas decisivas como: quem namorar, onde estudar, as amizades etc.
Vendo de uma forma geral, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, poderiam até ter ficado deprimido, tristes, por ter sido levados cativos para outro reino, poderiam ter pensado que os seus planos, seu futuro estariam perdidos para sempre.

Deixaram seus familiares, vizinhos, amigos, e foram levados para uma terra distante, para a Babilônia.

Mas o que vemos é que Eles não desanimaram nem enfraqueceram na fé, mas manteram-se confiantes e fieis ao seu Deus! Eram jovens que cedo aprenderam amar e temer ao Senhor.

Vamos através desta historia de Daniel e seus amigos extrair alguns principios importantes para que mesmo diante das adversidades nos mantermos fieis ao Senhor.

O SIGNIFICADO DA BABILONIA:Sentido Territorial:
“Território do sudoeste da Ásia, atualmente sul do Iraque, que derivou seu nome da cidade capital de Babilônia”. É também chamado de Sinear (Gn 10.10; 11.2; Is 11.2; Js 7.21),
Sentido espiritual:
Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. (Ap 14:8).
A babilônia simboliza a idolatria, a prostituição, o sistema mais pecaminoso que existiu, ou seja, representa o mundo e suas paixões.

O SIGNIFICADO DE NABUCODONOZOR:
[NEBO, Protege o Teu Servo] Rei do Império Neobabilônico (605-562 a.C.). Em 587 ou 586 ele destruiu Jerusalém e levou o povo de Judá para o CATIVEIRO (2Rs 25.1-22). Seu nome é mencionado várias vezes em Jr, Ez e Dn.
Espiritualmente ele simboliza satanás, que tenta levar as pessoas a cometerem todo tipo de pecado mantendo-as cativas.
Graças a Deus que Jesus se manifestou para desfazer as obras de Satanás, e nos transportou do reino das trevas para o reino do filho do seu amor, (reino da luz).

O inimigo tem se esforçado e até causado as mais diversas situações para levar os jovens, e a todos a experimentar sua iguarias pecaminosas, o vinho infernal da falsa alegria, trazida pelas drogas, festas mudanas, fornicação, prostituição etc.

Daniel e seus companheiros foram levados para Babilônia e receberam a ordem para comer os manjares e o vinho do rei NABUCODONOZOR, juntamente com os demais jovens.
Nosso inimigo
Efs 6:12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

Oque representavam os manjares e o vinho da babilônia?Representava a falsa alegria e a falsa boa aparência do pecado, Daniel se seus companheiros resolveram em seus corações não se contaminar com os manjares do Rei (o mundo o pecado).

Aplicação: Eles poderiam ter enveredado na onda no momento, pois todos os demais jovens estavam fazendo o mesmo, mas quem e de Deus, não faz o que todo mundo faz, e sim o que a palavra de Deus diz ser correto.

NOSSA POSIÇÃO:
1º. DECIDIR NÃO SE CONTAMINAR (v8a).
Contaminar גָּאַל gaal; surja o (fig.) profanar:-contaminar, desonrar, inmundo, manchar, poluir, macular, tornar impuro.

Como Daniel e seus companheiros não podemos ceder aos apelos da carne, do mundo e do diabo.
Hoje não podemos viver de acordo com o curso deste mundo, com seus prazeres, seduções e atrações.

Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1jo 2:15)

Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tgo 4:4)


2º. TER ATITUDE E AGIR. (V8B).
Daniel não apenas ficou achando que era errado comer os manjares do rei, ele deve ter orado, e foi a te o chefe dos eunucos, e pediu que lhe concedesse não se contaminar.
Ou seja, ele agiu, precisamos tomar uma posição da tentação precisamos fugir delas, não ir não olhar, fazer com que a tentação não se depare frente a frente sem antes evita-la.

REULTADO
MELHOR DO QUE ANTES.(progresso).
• Melhor aparência (v15).
• Inteligência espiritual (v17).
• Inteligência natural (v20)

CONCLUSÃO:
Assim como Daniel e seus amigos precisamos colocar no nosso coração custe o que custar aconteça o que acontecer, eu serei fiel, só assim o senhor me colocara numa posição num estado melhor do que antes!

Comentários

  1. Paz seja contigo

    Em dias onde o mais fácil é se adaptar a falsa modernidade e pecar camuflado e discretamente torna-se necessario jovens se levantarem em santidade e temor, preservando o evangelho no coração.

    ótima reflexão

    Seja bem vindo em meu blog e se puder edifica-lo, sentirei-me honrado

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  2. Bem analisado!
    Deus te abençoe meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. BÁ ESTA PALAVRA É TREMENDA PARABÉNS!!EXCELENTE

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Louvo a Deus por sua vida que reflexão maravilhosa para nossos corações, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Louvo a Deus por sua vida que reflexão maravilhosa para nossos corações, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Louvo a Deus por sua vida que reflexão maravilhosa para nossos corações, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Gloria DEUS, Deus te usou pra confirmar esta palavra!
    Deus continue te usando!

    ResponderExcluir
  10. a paz do senhor meu pastor, gostei muito do esboço e da textualização, muito profundo, tenho que pregar sobre santificação em um retiro da umadex, poi seria possivel o senhor me enviar os temas, a paz do senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O AMOR DE DEUS PELAS ALMAS, E O NOSSO CHAMADO.

O AMOR DE DEUS PELAS ALMAS, E O NOSSO CHAMADO. OBJETIVO: O amor a Deus pelo pecador e seu “IDE” para todos os que o Amam. TEXTO: 1jo 4:9; João 21. 15-17. TEMA: O amor é a prova – do serviço Genuíno!
INTRODUÇÃO: Falar do amor de Deus, para com o pecador e o nosso amor ao Senhor reflete amarmos aquilo que Ele ama, e isto nos comissionada a Testemunhar de Jesus as Pessoas. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. (1jo 4:9). O amor de Deus para com a humanidade é expresso, em que o Senhor deu o seu único filho para morrer por nós. O homem tem a capacidade de amar, de gostar..., Mas Deus não apenas ama Ele é Amor! Deus é amor, (1jo 4:16). A palavra amor neste versículo significa: (ἀγάπηágape) = amor incondicional…
Os Níveis de abrangência do amor de Deus! O AMOR DE DEUS É MANIFESTO: . Pela humanidade (mundo). João 3:16. . Por Uma Cidade (Jerusalém) Luc 19: 41-44). . Por uma Alma, uma pessoa. (Marc 10. 21-22)…

Bênçãos no Deserto!

Bênçãos no Deserto! (Dt 29:1-9)
Muitas vezes quando Passamos por dificuldades, pelo deserto da Vida, esquecemos, do quanto o Senhor nos ajudou e nos abençoou isto acontece por não entendemos os propósitos de Deus para nossas vidas, mas a bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito. Outros quando saem da prova, da crise, e o senhor os abençoa, prospera cura, logo se esquecem do Senhor, e passam a encarar seu sucesso como sendo fruto de seu próprio braço e não reconhecem a mão de Deus sobre suas vidas. Em Deut (8:11-18). O Senhor advertiu o povo de Israel para quando entrassem na terra prometida, e o senhor os prosperasse não se esquecesse do Senhor Deus, que é quem os abençoa. Vemos no capitulo 29 de Deut, que o Senhor faz um PACTO (Aliança) com Moises e os filhos de Israel, além do pacto já feito em Horebe. No vs. 2 em diante o Senhor fez com que o povo trouxesse à memória aquilo que o Senhor tinha feito em suas vidas, …

Inscreva-se e Receba Palavras proféticas