A morte que conduz à vida

João 12.24.
Introdução:
Os judeus estavam chegando de todas as partes do mundo para a celebração da Páscoa. Muitos tinham ouvido falar do milagre da ressurreição de Lázaro. Quando eles descobriram que Jesus tinha voltado para BETÂNIA para estar com Lázaro, vieram para ver ambos.

            Quero ilustrar baseado nesta passagem Três Tipos de Mortes que geraram e geram vida para nós.


I. A MORTE DE JESUS o grão de trigo. (Jo 12.24)

Nosso Senhor Jesus Cristo comparou-Se a Si mesmo com um grão de trigo, conforme lemos no Evangelho de João, capitulo 12, versículos 23 e 24:

Existem pelo menos 3 grandes lições a serem colhidas desta bela passagem.

       1. Jesus anuncia Sua morte.
       2. Jesus anuncia Sua glorificação.
       3. Jesus anuncia os efeitos singulares de Sua morte. Sem a morte de Jesus não haveria qualquer possibilidade de redenção para a alma humana.

Por haver morrido Ele proveu expiação para o pecado e assim como o grão de trigo, deu muito fruto. ( João 12.32...Atrairei muitos a mim...

Os frutos da morte de Jesus enchem o mundo, pois compreendem milhões e milhões de vidas que tem sido transformadas, regeneradas e resgatadas do pecado. Graças a Deus, pois, pelo precioso GRÃO DE TRIGO CELESTIAL.


 II. A MORTE DO VELHO HOMEM morrer para si. (João 12.25; 1Co 15.31;36).  

Se amarem sua vida aqui embaixo – vocês perderão a vida real. Se desprezarem sua vida aqui embaixo – vocês trocarão esta vida pela glória eterna. (Jo 12:25 - VIVA).

É preciso fazer morrer o grão de trigo a (Casca dura), morrer para tudo o que é da velha natureza.
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. (Cl 3:5).

Em um retiro falaram para os participantes que iriam ver o seu maior inimigo, quando olharam viram um espelho com suas faces.

Um pastor percebendo a igreja fria e em pecado avisou que haveria um funeral da igreja, quando os fieis vinham a frente olhar o morto, viam dentro do caixão suas próprias imagens pois dentro só tinha um espelho. O pastor explicou  se querem viver matem sua natureza pecaminosa.

III. A MORTE DA SEMENTE FINANCEIRA. (2Co 9.10).  

Aquele que SUPRE a semente AO QUE SEMEIA e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. (2Co 9:10)

Deus tem prazer na prosperidade de Seus filhos!
Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido. (Sl 35:27)

Precisamos plantar e perder o domínio sobre a semente. Morrer é exatamente isso, perder o valor, é aparentemente não ter mais valor.

Um coração voltado para Deus
23 Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti.
24 Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.
25 E edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se tornou propício para com a terra, e cessou aquela praga de sobre Israel. (2Sm 24:23-25)

 Precisamos ter essa compreensão de que não devemos oferecer ao Senhor ofertas que não nos custem nada.
Davi queria semear, não era desejo dele
que Araúna semeasse para ele. Porque se ele semeasse, Davi não teria o privilégio da colheita
.

Colhemos aquilo que plantamos.
"Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. (Lv 27:30).

Aqueles que plantam aqui serão duplamente abençoados:
Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho,
deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. (Mc 10:29-30).

VEJA  A analogia entre o mar morto e o rio Jordão.

Conclusão:
A única maneira que temos de colher é se plantarmos e perdermos o domínio sobre a semente. E um milagre acontecerá, virá a colheita. “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fia ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (João 12.24.)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: