A cura na Pescaria.




A cura na Pescaria.

 


PASSAGEM BÍBLICA

Marcos 8.22-25

IDEIA CENTRAL DA MENSAGEM

Entender a forma e o propósito para nossas vidas desse milagre feito por Jesus.

 

 


INTRODUÇÃO

 

     Você já ouviu alguma história de pescador? Certo talvez questione essas conversas, Mas o que quero mostrar hoje aqui, é sobre um grande e verdadeiro milagre que Aconteceu em Betsaida.

Betsaida significa casa de pesca, essa foi uma cidade onde decorreu significativa parte da vida pública de Jesus. Seria importante conhecer sobre o que ocorreu lá, veremos um caso especial de uma cura: Lembrando que historias de fé geram fé para quem as ouve, assim como o contrário é verdade, medo e incredulidade gera esse espírito.

 


 

1

Deus te toma pela mão e te leva para fora. (Mc 8.23).

 


 

EXPLICAÇÃO

      Jesus e os discípulos foram para Betsaida, e lá foi trazido a Jesus um cego, suplicando-lhe que tocasse nele.

Betsaida: Significa casa da pesca. Jesus, mas uma vez estava fazendo e ensinando seus discípulos a lancearem suas redes e pescar os necessitados, um homem estava ali pronto para ser fisgado mordendo a isca do milagre e a rede do evangelho.

     Não sei como aquele cego chegou até aquele, lugar talvez muitos o empurraram, ou o enxotaram até Jesus, aquele cego provavelmente incomodava os moradores daquele povoado pedindo esmolas. Aquele povoado para aquele homem cego era onde ele vivia uma vida de vergonha, desprezo, rejeição e miséria.

     No íntimo daquele cego, existe uma fé gerada, pelos relatos que ele não podia ver, por ser cego, mas acreditava nos relatos de pessoas que ao tocarem nas vestes de Cristo ficavam curadas e libertas. Por isso ele suplicava que tocasse nele.

 

     O que mais nos surpreende é a maneira que Jesus conduz esse homem cego, desprezado e doente!

A bíblia diz: “Ele tomou cego pela mão e o levou para fora do povoado”! O termo original para tomou, aqui é agarrar livrar alguém do perigo, ajudar, socorrer.

 

 

 


 

ILUSTRAÇÃO

Mãos Estendidas

"E Eu, quando for levantado da Terra, atrairei todos a Mim mesmo." João 12.32.

Davi, o jovenzinho de 12 anos de idade, era freqüentador da igreja desde muito pequeno. Domingo após domingo ele caminhava os quase cinco quilômetros atrás do pai sem questionar. Ir á igreja, assim como assistir ao culto em família, não era coisa que se devesse questionar; era algo que devia ser feito.

Numa manhã fria e nublada, a caminhada através das urzes escocesas parecia interminável a Davi Pela primeira vez ele se sentiu rebelado. Não queria sentar-se numa igreja lúgubre enquanto o ministro pregava um sermão longo e tedioso. O que ele queria era estar no campo correndo atrás dos potros.

A igreja nesse domingo não foi diferente do que em qualquer outro. Como sempre, o sermão foi monótono. Davi olhou em torno ás paredes de pedra procurando alguma distração. Seus olhos foram atraídos para um quadro que ele já tinha visto antes muitas vezes.

Era a figura de um Jesus sorridente de mãos estendidas. Uma multidão de pessoas se comprimia para chegar até Ele. Davi observou as pessoas na multidão. Alguns eram doentes. Outros eram paralíticos. Ao continuar a contemplar o quadro ele se sentiu como se fosse parte da multidão procurando chegar cada vez mais perto de Jesus.

"O Cristo que ama todas as pessoas, que ama a cada um, necessita de você e de suas mãos para ministrar a outros", Davi ouviu o pastor dizer. Nesse momento o jovenzinho compreendeu que Deus o estava chamando.

Nessa tarde a caminho de casa, Davi apressou o passo para ficar ao lado do pai. "Papai", ele disse afinal, "eu sou muito jovem para pertencer à igreja?"

"Não, meu rapaz", respondeu Niel Livingstone. "Não em idade, mas sim em conhecimento. Um dos anciãos precisará instruir você primeiro."

Foi assim que Davi Livingstone, nascido neste dia, em 1813, respondeu ao poder magnetizador de Cristo. Nesse dia ele dedicou o seu coração e pés para seguir o Homem de mãos estendidas. Esta decisão levou-o à África e o tornou um dos maiores missionários do mundo.

Está você, também, pronto a responder ao apelo das mãos estendidas de Jesus? Ele o está chamando. Necessita de você e de suas mãos hoje.

Enciclopédia Britânica, sobre o assunto. Livingstone, Trail Blazer for God, págs 1-5.

 


 

APLICAÇÃO

      As vezes nos sentimos sós! Com nossos problemas pessoais e familiares, ninguém parece nos compreender ou ajudar. Nossas emoções passam por um misto, de medo, ansiedade, raiva, impotência e humilhação, e podemos até ficar tristes e aflitos. Porém é preciso entender que ainda que o homem nos tente ajudar só existe um que pode nos pegar forte, sem soltar pela mão e nos levar para fora. Fora da vergonha, fora do medo, fora do desprezo, fora da escassez, fora da enfermidade, fora de uma vida vazia e insignificante.

 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. (Is 41:10; 13).

   

     Diante dos intempereis, perseguições e incertezas destes dias não precisamos temer, Temos um Deus, que nos fortalece e nos ajuda. O Espírito Santo é nosso ajudador. A semelhança de Pedro, muitas vezes até começamos a experimentar algum progresso, mas o medo, os fortes ventos nos fazem sentirmos que estamos afundando.

"Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " (Mt 14:29-31).

 

     Não tenha medo filho confie em mim, apenas estenda sua mão eu vou te levar para longe dessa aflição.

 



 

2

Deus tem seus próprios meios para nos abençoar. (Marcos 8.23b)

 


 

EXPLICAÇÃO

     A forma que Jesus usou para operar o milagre nos olhos daquele homem soa no mínimo estranho para a cultura daquela época. Aja vista que no século I, existia evidências de profissionais mágicos como o caso de Apolônio de Tiana, sábio do século I. porém eram apenas milagreiros sem nenhum respaldo de veracidade. Mas Jesus não é mais um Milagreiro, Ele é Jeová Rapha – O Senhor que te Sara.

     Aqui Jesus usou a saliva, o cuspe, em João 9 – Ele usou a saliva para fazer lama e curar o cego. Ao passar pela história bíblica dos milagres vemos:

 

§  Deus usando um cajado para abrir o mar, e fazer água brotar da rocha, e outros prodígios…

§  Deus usando uma pedra e um funda para dar vitória da Israel sobre o Gigante GOLIAS.

§  Usou um corvo para alimentar o profeta, usou uma pobre viúva para continuar essa provisão.

§  Usou 5 pães e dois peixes para alimentar mais de 5 mil homens, fora mulheres e crianças.

§  Usou o ventre de uma moça chamada Maria para trazer o Salvador do mundo.

Deus tem seus próprios meios de intervir e cumprir seus planos aqui na terra. Ninguém deve limitar a Deus aos nossos moldes e vontades.

 

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. (Is 55:8-9).

 


 

ILUSTRAÇÃO

A Mais Estranha Armada

"Perguntou-lhe o Senhor: Que é isto que tens na mão?" Êxodo 4.2.

Por volta de 25 de maio de 1940, o exército britânico havia-se retirado para as praias de Dunquerque. Vagarosamente o inimigo foi-se aproximando. Lutando com as costas para o mar, não tinham mais como recuar. Centenas de milhares de soldados pensavam que seu fim havia chegado.

Então o milagre dos pequenos barcos começou. Correu por toda a Inglaterra a informação de que pequenos barcos eram necessários para evacuar os soldados cercados na França.

Dentro de horas foi formada a mais estranha de todas as armadas da História. Barcos de recreio, de pesca, iates, barcos pesqueiros, e toda espécie de embarcação de tamanho pequeno para diferentes atividades saíram para fora das águas da Inglaterra, dirigindo-se para Dunquerque. Uns mil pequenos barcos de todo tipo saíram para resgatar os soldados britânicos, dirigidos por banqueiros, dentistas, pescadores, jovens e velhos.

Soldados agradecidos saíram para o Canal Inglês a fim de encontrá-Ias no dia seguinte. Esses pequenos barcos conseguiram resgatar mais de 350.000 soldados britânicos e aliados.

Como seria se alguns começassem a dizer: "O meu barco é muito pequeno. Eu não vou." Ou se outros tivessem pensado: "De que serve meu velho barco a remos?" Felizmente para os soldados retidos, o povo da Inglaterra decidiu usar o que tinha para realizar a tarefa.

Muitas vezes Deus usa também pequenas coisas para levar a cabo Seus propósitos. Quando, junto à sarça ardente, Moisés expressou
seus temores de fracasso, o Senhor lhe disse: "Que tens em tua mão?" Era apenas uma pequena vara, como um bastão de madeira, mas o Senhor prometeu usar isto para Sua glória.

Visto que Moisés teve boa vontade, Deus usou essa pequena vara para operar milagres. Ela se tornou uma serpente e engoliu as varas dos mágicos egípcios. Erguida sobre a terra do Egito, ela trouxe aos país dez pragas. Erguida sobre o Mar Vermelho, as águas recuaram. Ferindo a rocha, esta produziu água.

Que tem você em sua mão? Um copo de água fria, um violão, uma bicicleta, tudo pode ser usado para Deus. Pode ser apenas um lápis, mas Deus é capaz de usá-Ia. Seja o que for que você tenha, por pequena coisa que seja, Deus pode usar isto mesmo hoje a fim de ajudar a resgatar homens e mulheres sitiados pelo pecado, enredados pelo inimigo das almas.

 

Against Odds, 1970, págs 128-138.

Enciclopédia Britânica, sobre o assunto.

 


 

APLICAÇÃO

     As vezes queremos que Deus faça algo por nós, mas como Naamã, esperamos sempre pelo espetacular, queremos engessar a forma de Deus agir nas situações de nossas vidas. Milagre não é milagre pelo espetacular, mas pelo ingrediente do impossível e do sobrenatural. O que é um milagre? O dicionário o define como "um acontecimento extraordinário causado por um agente super-humano".

Porém a forma como o milagre acontece muitas vezes pode ser até de forma simples. Comece a ver milagres a sua volta nas pequenas coisas, como seu respirar, assentar para comer e conversar, na natureza, etc.

 

3

Respeite os processos para sua vida. (Marcos 8.24-25)

 


 

EXPLICAÇÃO

     É interessante observar que após cuspir nos olhos do cego e impor as mãos sobre ele. Jesus faz a seguinte pergunta: “Você está vendo alguma coisa?”. A reposta do homem foi sincera, (não devemos temer examinar o curso do milagre), “Vejo as pessoas, elas parecem árvores andando” – Mas como árvores não são pessoas! MAIS UMA VEZ, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então os seus olhos foram abertos, e sua vista restaurada, e ele via tudo claramente. Observe a frase mais uma vez. Isso fala de um processo de cura e restauração. A maioria das curas efetuadas pelo Mestre foram instantâneas. Neste único milagre de Jesus operado em duas etapas. A primeira (recobrando a visão, gr anablepein) Talvez tivesse apenas restaurado a função dos olhos, e a segunda, a ação no cérebro que lhe dava percepção mental daquilo que os globos oculares captavam.

 


 

ILUSTRAÇÃO

Deus olha além

Deus viu Paulo quando ele ainda era um perseguidor do seu povo. Deus viu ali um homem que iria ganhar milhares e milhares de almas para o seu reino.

Paulo abraçou seu processo até o dia que chegou o tempo de se tornar completamente aquele que Deus chamou.

Deus olhou para Josué e viu nele o sucessor de Moisés, e então o guerreiro liderou todo um povo em direção à grandes conquistas.

Rute abraçou o seu processo e Deus colocou ela diante do tempo de restauração, aquela que perdeu tudo viveu restituição completa. Eu mesmo recordo quando sofri de um trauma e fobia isso levou um tempo bom, para Deus me curar, Mas vale apena esperar.

Respeite o seu processo

 


 

APLICAÇÃO

     A grande verdade é que não gostamos nem um pouco de processos, pois nos fazem esperar e sai do nosso controle, tudo que foge de nosso tempo nos deixa ansiosos e estressados, Mas quando se trata do tempo de Deus e dos seu agir em nossa vida, vai depender também da individualidade de cada um, Deus tem muitos filhos e cada um deles passa por um tratamento diferente levando em conta a formação do caráter e de como forjar a maturidade em nosso interior.

     Hoje Deus pode estar fazendo MAIS UMA VEZ, algo em você. Mas uma vez quebrando seu orgulho, mais uma vez te privando de amizades tóxicas, mas uma vez te libertando, mas uma vez retirando seus medos, mais uma vez te ensinando a busca-lo… O PAI AINDA NÃO TERMINOU COM VOCÊ!

 

 


 

CONCLUSÃO

 

     Jesus após curar esse homem cego, mandou-o para casa, dizendo: “ Não entre no povoado” aqui tem duas revelações que quero usar para finalizar essa mensagem: Jesus mandou o homem curado para sua casa, porque tudo que Jesus faz em sua vida você teve demonstrar e transparecer isso primeiro dentro da sua própria família. A outra coisa é que ele não entra-se no povoado, ou seja de lá você já saiu, Jesus já te pegou pela mão e te removeu de um meio que era sua derrota, usou seus próprios métodos para isso, te fez passar por um processo para que você valorize esse tão grande livramento.



 

 


 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: