David Soares

A Honra de Samuel




Uma palavra que me abriu os olhos tem um bom tempo é que se refere em 1 Samuel 9.6.
Nela, temos o episódio em que Saul a procura do rebanho de seu pai que tinha se perdido, ficando apreensivo pelo insucesso que sua missão teve. Quando seu criado revela o que lemos nesse versiculo que diz "Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir".
O caminho que Samuel traçou em sua vida levando-o a ter essa posição de honra e ser reconhecido como profeta do Senhor começou desde muito jovem, pois foi consagrado ao serviço do Senhor pelos seus pais junto ao Sacerdote Eli. Os filhos de Eli, ao invés de dar o bom exemplo transgrediam constantemente a lei do Senhor e abusavam de sua posição. Tudo isso pode ter chocado o jovem Samuel mas ao invés de seguir o mau exemplo deles, que veio causar a morte prematura de ambos, Samuel continuou ligado no que ele aprendia da lei do Senhor (1 Sam 3.19). Como resultado, a Palavra de Deus estava continuamente nos seus lábios e nas suas atitudes. Jesus disse que a boca fala do que o coração está cheio, e quem honra a Deus é honrado pelo Senhor, então a consequência é, ele falava algo que vinha do coração de Deus. Os homens podiam confiar nele, porque seu caráter foi moldado com referência à Palavra do Senhor.
A pergunta que fazemos é: O que o nosso próximo vê de nós? Qual é a imagem que estamos passando para o colega de trabalho que diariamente convivemos, pro conjuge ainda não convertido, pro filho rebelde?
Muitas vezes a nossa falta de assumir a Palavra de Deus em um setor de nossas vidas, impede esse maravilhoso mover de Deus em nossa vida, pessoas que se entregariam a Jesus se vissem em nós produzidos as maravilhas que confessamos que Jesus faz.
Podemos referir a Paulo, em Romanos 15.18,19 que relata que tudo o que ele pregava ele primeiro experimentara em sua própria vida. Outro exemplo que assim como Samuel, falava e provava porque sabia a quem ele servia.
A falta de ter contato com o Senhor nos impede formar essa intimidade com o Senhor, impede de nosso próximo ver o brilho de Cristo em nós, e, principalmente, faz o inimigo dar "gargalhadas" quando queremos exercer autoridade espiritual, pois nossas orações sao impedidas.
A consequência de ser honrado pelo Senhor, é que teremos a direção certa para agir, e as palavras precisas, tão precisas como é um feixe de laser ou um bisturi na mao de um cirurgião. O que nos leva a analisar que se estamos confusos, significa que a voz de Deus não está sendo ouvida por nós, pois o Senhor não se cala ao clamor de seus filhos, são as distrações nossas que sufocam a voz tenra e certa que vem do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: