REFLEXÕES SEMANAIS




_________________ REFLEXÃO 1 ___________________________________________
 
QUEBRA GELO

O líder com antecedência providencia uma caixa bem bonita e dentro dela você coloca bombons ou chocolate, mas ninguém pode saber o que tem dentro. No dia da célula você faz um circulo e coloca uma música eles começam a passar a caixa quando a musica parar a pessoa que estiver com a caixa você vai perguntar se ela quer executar a “difícil” tarefa contida na caixa ou passar a vez à pessoa que aceitar a tarefa ganha a caixa. (LOGICO: eles não sabem da maravilha que é a caixa)

 

TEMA: A QUEM DAREI MEU CORAÇÃO

 TEXTO: Provérbios 23: 26

REFERÊNCIAS: Deuteronômio 4:29, Salmos 33:2, Salmos 34:18, Salmos 37:4 

ALVO: Entregar nosso coração, nossa vida inteiramente para Jesus.
 
PALAVRA
 Gostaria de mostrar dois tipos de coisas que podem prejudicá-lo e podem dar-lhe uma vida de paz. Aquelas que te prejudicam: vícios, tristezas, decepções, etc. Essas coisas são temporárias, mas sempre que vão deixam marcas profundas em nossas vidas.  A única coisa que nunca prejudicará a vida de uma pessoa é Jesus, em sua palavra Ele nos pede “dá-me filho o teu coração e observe os meus caminhos” esse é o mais belo pedido que alguém possa receber. Jesus não está te propondo sofrimento e muito menos uma vida de derrota. Deixe Jesus entrar em seu coração receba esse pedido.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:
A quem ou a quê temos dado o nosso coração?
A coisas temporárias que só nos fazem sofrer? Quais?

 

VERSÍCULO DA SEMANA: Jeremias 29:11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

 

Frase para o líder

“Falta de motivação é parceira do fracasso.”


AVISOS:

 



_________________ REFLEXÃO 2 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

“Caçada ao brinde surpresa” Objetivo: Promover a integração e a descontração, procurando desinibir as pessoas. Criando um clima de conquista.                                                                                                                                                            Esconda em diversos pontos da sala papeis com nome de brindes (sugestão: pipoca, pirulito, bombons etc.). Peça aos participantes que procurem esses papeis. Um brinde por participantes, quando todos estiverem encontrados fale da importância de ir ao encontro das conquistas, que nunca devemos ficar sentados esperando que algo aconteça.

 

TEMA: ABRA O CAMINHO PARA DEUS AGIR EM SUA VIDA

 

TEXTO: 1Samuel 1:8-18

REFERÊNCIAS:

ALVO: Estimular a dependência de Deus e a atitude de perseverar apesar das circunstâncias.
 
PALAVRA
 Ana tinha bons motivos para se sentir desencorajada e amargurada. Ela não podia gerar filhos. Todos nós podemos enfrentar momentos de esterilidade quando nada “nasce” em nosso dia-a-dia. É difícil orar com fé quando nos sentimos tão incapazes. Mas como Ana todos nós podemos aprender como Deus pode agir em nossas vidas.                                                                 O que fazer para sair do tempo de humilhação, fazendo com que as coisas mudem?                                                  1. Recorra ao Senhor. Ela foi ao templo, ela orou ao Senhor, ela depositou fé somente em Deus. Ela não recorreu a ninguém mais a não ser ao Senhor. Há problemas em nossas vidas que só Deus pode resolver, não adianta bater em outras portas. A solução para o teu problema está em Deus!             

2. Tenha iniciativa. Levantou-se Ana. Não entregue os pontos, levante-se, corra atrás da tua benção, teu milagre. Ana alcançou porque buscou. Há pessoas que querem o milagre, querem ver as coisas mudadas, mas não dão um passo de fé, não vão a Jesus. Pro milagre acontecer é necessário você se levantar. Não basta querer, é necessário buscar, agir. Não basta querer emprego e não correr atrás. O milagre de Deus não dispensa a nossa iniciativa.                                                           

3. Exponha pra Deus aquilo que está te humilhando, qual é o teu problema. O que está te humilhando: dívidas? Problemas matrimoniais? Prostituição? Traição? Depressão? Conte pra Deus, abra o seu coração para Ele.                                             

4. Assuma compromisso com o Senhor. Não queira somente as bênçãos de Deus, Ele é mais importante que as bênçãos. Bartimeu depois de ser curado o seguiu, a sogra de Pedro depois de ser curada o serviu. Assuma um compromisso com o Senhor e com a Sua Palavra.                                                              

Conclusão: Não se esqueça, chega de humilhação! Há um Deus que deixa ser encontrado quando O buscamos e muda a nossa sorte(Ana já não era a mesma pessoa, voltou a comer, já não era mais triste, foi lembrada pelo Senhor(as tuas orações não são em vão, o Senhor tem lembrado de ti!), a humilhação passou(ela concebeu). Só Deus pode fazer tudo isso, creia no inacreditável, no impossível, Deus é Poderoso para fazer infinitamente mais daquilo que pensamos ou pedimos Ef3:20.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: SL 1:1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

 

Frase para o líder

“Muitos dos fracassos da vida acontecem porque as pessoas desistem sem perceber o quanto estão próximas do sucesso”         Thomas Edison


AVISOS:

 



_________________ REFLEXÃO 3 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

Quebra-Gelo “técnica do jornal”  Cada pessoa recebe uma folha de jornal. O líder fala DENTRO a pessoa pisa no jornal. O líder fala FORA a pessoa sai de cima do jornal. Depois fala TROCANDO DE LUGAR a pessoa pisa no jornal do colega ao lado. Após alguns comandos, o líder retira um jornal e quem sobra fica junto a outro colega no jornal dele. E assim sucessivamente vai tirando outros jornais, até que não caiba mais todos no mesmo Jornal. Objetivo: trabalhar o ato de acolher e ser acolhido, e o sentimento em relação ao próximo.

TEMA: AINDA É CEDO PRA DESISTIR.

 TEXTO: João 11:14,38-44

REFERÊNCIAS:

ALVO: Sempre estamos buscando um milagre de Deus, que acreditamos ser algo sobrenatural, mas na verdade o que Deus quer fazer nas nossas vidas, é muito maior do que esperamos.

PALAVRA
 Muitas coisas preciosas podem morrer em nossa vida. Casamentos, sonhos, amizades, prosperidade. Muitas vezes, desistimos completamente daquilo porque não vemos nenhuma possibilidade de reaver. Entretanto, Jesus é aquele que pode ressuscitar as riquezas mortas em nossa vida. Assim como Ele ressuscitou Lázaro, já enterrado e morto há quatro dias. Vamos aprender hoje porque não devemos desistir. Precisamos chamar Jesus o quanto antes. Quando Lázaro adoeceu, suas irmãs mandaram chamar Jesus. Elas mostraram sua fé e dependência. Assim também nós precisamos, antes de qualquer outra iniciativa, invocar o Senhor. Precisamos entender que nem sempre os problemas são para nos destruir.  Jesus disse que a doença de Lázaro era para a glória de Deus. Isso nos ensina que nossas perdas podem se tornar grandes milagres em nossa vida.

Deus tem o seu tempo e a sua maneira de agir.  Jesus se demorou (e enquanto isso, Lázaro morreu), mas diz que Ele estimava muito aquela família. Lição: A aparente demora de Deus nunca deve ser lida como ausência de amor. Ele nos ama até no vale da sombra da morte!

Precisamos tirar os obstáculos. Jesus só fez o milagre depois que as pessoas tiraram a pedra do túmulo. Muitas vezes, é isso que nos falta, retirar a pedra do ressentimento para restaurar um relacionamento, a pedra do pecado para ressuscitar um casamento, a pedra da preguiça ou da desonestidade para reaver a prosperidade, etc...

É necessário ouvir a voz do Senhor e obedecer. Jesus deu uma ordem a Lázaro e, mesmo preso pela morte, ele teve que obedecer. Muitas pessoas não conquistam o milagre porque não tomam atitudes diante da Palavra de Deus.

Depois que o milagre começa a acontecer, temos que ir até o fim. Foi necessário desatar Lázaro, depois que ele ressuscitou. Não foi Jesus quem fez isso. Da mesma forma, quando começamos ver a restauração, temos que fazer a nossa parte para alcançar a excelência.

Conclusão: Quando Deus age não quer saber se o tempo do homem já passou, se a possibilidade já passou, se são 4 dias depois da hora, Ele é quem faz a hora. Quando Deus age não quer saber se cheira mal, se apodreceu. Quando Deus age não quer saber se um morto ouve ou se um atado anda, Ele ordena e tudo acontece. Por que foi Ele quem criou tudo pela palavra de seu poder. Quando Deus age a morte é vencida, o impossível acontece, o que estava morto é ressuscitado, a alegria retorna. É Isso que acontece na Sua Vida!

Is.43:1-3; Pv. 23:18; Sl 40:1; Mt. 7: 7 a 11; Is.55:9; Rm.8:28; Hb. 3:15.  .


Para refletir: Um mendigo catava ferro velho em um terreno baldio, em voz alta dizia:- Louvado seja eu Te adoro Deus, pois Tu és fiel para comigo. Cheguei até ele e disse:- Qual teu nome? Porque adora a Deus cada vez que acha um ferro velho?
Ele respondeu:- Me chamo Jorge, você vê aquele barraco no fim do terreno, moro nele, todas as vezes que acho esses ferros velhos eu glorifico, pois é através deles que Deus me sustenta (Mt. 6:33). Vendendo-os eu consigo comprar alimentos para eu não morrer de fome. Vou mais longe pastor, eles terraplanaram o terreno e agora eu não preciso mais cavar com a inchada para encontrá-los. Eu estava na frente de um "adorador Jó". Mesmo tendo perdido tudo o Jorge glorificava. Um adorador águia via Deus em tudo.
Veríamos Deus em uma lata enferrujada?

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 VERSÍCULO DA SEMANA: PV 1:5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

 

Frase para o líder

Os grandes líderes possuem particularmente a habilidade de fazer com que seus seguidores sintam-se participantes. John Maxwell

AVISOS:

 

 
_________________ REFLEXÃO 4 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

O líder tem que ter um papel contendo a palavra “Não” em letras grandes, não pode mostrar pra ninguém o que está escrito, escolha alguém e pergunte “Como é seu nome?” “Sabe o que está escrito aqui neste papel?”. Ele dirá: Não. O líder diz: Acertou palmas pra ele e mostra o papel.

 

TEMA: COMO DEIXAR DE SER ÓRFÃO PARA SER FILHO

 

TEXTO: 2Samuel 4.4; 9.1-13

REFERÊNCIAS:

ALVO: Mefibosete viveu a maior parte da sua vida esperando pelo pior, sem saber que o coração do rei lhe era favorável. Os planos do rei para ele eram de paz para lhe dar uma esperança e um futuro. Assim é o coração do Pai. 

PALAVRA

Mefibosete deve ter sido um menino lindo, pois a sua babá correu todos os riscos ao fugir para salvá-lo. Naquela época todos os reis que assumiam o trono, matavam os herdeiros do antigo rei para não ter que lidar com rebeliões e brigas pelo trono. Só que na fuga, a babá deixou Mefibosete cair, ficando ele aleijado de ambos os pés. Nesta mensagem podemos ver quanto é grande o amor de Deus por nós.
1-Mefibosete havia caído. Mefibosete significa vergonha. Ele era filho de Jônatas e neto de Saul, o primeiro rei de Israel. Tinha somente cinco anos de idade quando caiu e ficou aleijado. Temos alguma coisa em comum com Mefibosete. Temos caído em problemas, longe da vontade de Deus.
2- Mefibosete foi procurado pelo Rei. Ele não procurou o Rei, o Rei é que procurou Mefibosete. Ele estava com medo de Davi. Ele tinha uma visão errada do Rei. Deus não está perdido. Nós é que estamos. Nós é que viramos as costas para Deus. Davi estava procurando Mefibosete. Deus está procurando pessoas hoje. Está procurando você hoje. Onde quer que você esteja.
3- Mefibosete estava em um lugar distante. Ele estava em Lo-Debar. Lo-Debar significa “Lugar sem vegetação". Lo-Debar é um lugar de fome. Um lugar de abandono. Aquele não era o lugar dele. Ele era um príncipe. Não há alimento quando estamos longe de Deus. Não há força fora da vontade de Deus.
4- Mefibosete foi recebido com todos os seus defeitos.

Não havia nada para ele fazer a não ser vir. Nossa parte é simples. Arrepender, acreditar, clamar, aceitar. Ele estava no mesmo palácio que o Rei morava. Era tratado igual aos outros filhos. Comendo a mesma comida.  Um dia estaremos com nosso Rei. Nosso Rei está conosco hoje.Conclusão: O que precisamos saber hoje é que o Rei, não Davi, mas Jesus quer tirar cada um de nós de LO-DEBAR e nos convidar para comer à sua mesa! Ele quer curar os feridos, levantar os caídos, libertar os viciados, dar esperança aos desesperados, alegria aos entristecidos. Ele quer que todos saiam do lugar que os prende para uma nova vida que só pode ser concedida por Ele! Ele diz venha com todos os seus defeitos e deficiências. Você pode estar aleijado pelo desespero, por doenças, por coisas que fez no passado, por desejos que não consegue vencer, pelo alcoolismo, pelo vício, pela derrota. Pode sentir que não é nada, não é ninguém, está derrotado e derrubado há tanto tempo que não sabe como é estar de pé. Ele convida você hoje. Ele chama para que você saia de Lo-Debar. Venha! Você pode chegar perto do Rei Venha!

 

Para refletir:

Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Você pode imaginar tal coisa? Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca desanimou. Assim acontece com todos os que perseguem os seus sonhos, não se permitindo desanimar por fracassos, derrotas ou julgamentos precipitados. Portanto, se você está a ponto de desanimar, pare um pouco e pense. Logo haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas, muitos dias a serem vividos e muitas conquistas a alcançar.
Não há limites para quem acredita que pode atingir os seus objetivos, que pode concretizar os seus projetos. Pense nisso e tente outra vez. E outra mais. Não se deixe abater por críticas, por experiências mal sucedidas. Vá em frente. Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: JO 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

 

Frase para o líder

Quanto mais interessados estivermos em aprender, maior será nosso potencial para o crescimento. John Maxwell

AVISOS:

 



_________________ REFLEXÃO 5 ___________________________________________
 
QUEBRA GELO

Objetivos: Ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união (não dizer o objetivo da dinâmica). O líder pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada. A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e eficiente. Ele considerará a tarefa cumprida quando o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, de mãos dadas.

TEMA: COMO ESTÁ O SEU HÁLITO ESPIRITUAL?

 

TEXTO: Mateus 12.34 

REFERÊNCIAS:

ALVO: Nos comerciais de cremes dentais, uma das promessas sempre presentes é o chamado "hálito refrescante". Esse é apenas um exemplo que reforça para nós o quanto é importante para o ser humano apresentar um hálito agradável.

PALAVRA

A halitose, ou mau hálito é um mal que acomete boa parte da população. Um dos aspectos de que se tem conhecimento é que ela pode ser sintoma de algumas doenças, como diabetes, disfunções gastrintestinais e doenças periodontais (ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação nas gengivas e sustentação dos dentes).
Jesus, em seu ministério terreno, combateu duramente outro tipo de halitose. Um tipo mais grave e de conseqüências maiores. Podemos denominá-la de "halitose espiritual". Havia uma classe de pessoas, que exalava esse "mau cheiro" e tinham como principal característica "maquiar" a sua vida espiritual (Mateus 23.3). Os fariseus buscavam em todo tempo transparecer algo que na verdade não viviam, quando na realidade deviam viver a Palavra (Tiago 1.22).
Infelizmente, a "halitose espiritual" ainda está presente em nossos dias. Tal como a halitose natural, a "halitose espiritual" é um sintoma que algo não vai bem ao indivíduo, na maioria das vezes, há enfermidades em seu interior, já que a Palavra diz que é do coração que procede males (Marcos 7.23).
Causas da "halitose espiritual”:
Falta de comunhão com a Palavra de Deus é o grande desencadeador desse mal. Aqueles que a amam e a guardam em seu coração, certamente liberam palavras "agradáveis, temperadas com sal” (Colossenses 4.16), ou seja, "boa para promover a edificação, conforme a necessidade para que beneficie os que a ouvem" (Efésios 4.29).
Falta de perdão: Aquele que não libera o perdão é envolvido com facilidade pela raiz de amargura, através da qual podemos contaminar o nosso próximo (Hebreus 12.15).
Rebeldia: Também gera um odor que em nada se assemelha ao bom perfume de Cristo. A halitose espiritual traz conseqüências ruins para quem a tem e para os que estão próximos.

Conclusão: Se desejarmos ter um "hálito puro, refrescante", verdadeiramente não há outro caminho senão sermos cheios do Espírito Santo. A halitose natural, segundo pesquisas, está na maioria das vezes associada à saburra (uma placa bacteriana esbranquiçada na parte posterior da língua), cujo tratamento é bem simples e consiste na higienização da língua. Da mesma forma, o lavar contínuo na Água da Vida e a busca pela santificação devem ser o desejo constante dos nascidos de novo (Tito 3.5; Apocalipse 22.17). Não nos enganemos queridos, Deus é aquele que vê além do nosso exterior. O Senhor sonda os nossos corações (Provérbios 21.2). E aí, como está o seu hálito?

                                                                                                                                     

Para refletir:

Havia um rapaz que tinha muitos problemas. Pedia que Jesus viesse visitá-lo. Um dia, Jesus bateu a sua porta, ele convidou-o a entrar, e Jesus sentou-se no sofá da sala. Senhor Jesus, disse o jovem, em primeiro lugar gostaria de dizer que é uma honra recebê-lo em minha casa. Filho! Interrompeu Jesus, antes de conversarmos, gostaria de conhecer sua casa. Onde é o lugar que você dorme? No mesmo instante o rapaz se lembrou que, o computador estava ligado em sites não recomendáveis. E onde é o lugar que você toma banho? Novamente o rapaz se lembrou que guardava umas revistas terríveis. Posso conhecer sua cozinha? Ele lembrou que havia algumas garrafas de bebida. Senhor desculpe, mas prefiro que não conheça nada, respondeu o rapaz, neste instante, alguém batia furiosamente na porta. O rapaz abriu a porta, e viu que era o diabo.  Sai da frente que eu quero entrar! Gritou o tentador. De jeito nenhum, respondeu o rapaz. Com muita dificuldade o rapaz conseguiu empurrar o diabo e fechar a porta. Ao voltar, disse a Jesus: Eu não entendo. O Senhor está na minha casa e por que o diabo fica insistindo em entrar? Explicou Jesus, é que na sua casa você só me deu a sala.  O rapaz entendeu a lição de Jesus e fez uma faxina na casa para entregá-la ao Senhor.  Neste instante, o diabo bateu mais uma vez à porta. O rapaz olhou para Jesus sem entender, e o Senhor disse: Deixa que eu vou atender. Quando o diabo viu que era Jesus, que atendia a porta, disse: Desculpe, foi engano, e sumiu rapidinho.

Muitas vezes, é assim que acontece com o nosso coração. Entregamos a Jesus só uma parte dele.

A Bíblia diz que "os olhos do Senhor passeiam por toda a terra para se mostrar forte para com aqueles cujo coração é inteiramente seu”.


TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: GL 3:29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

 

Frase para o líder

O poder não corrompe; o poder revela"

AVISOS:
_________________ REFLEXÃO 6 __________________________________________

QUEBRA GELO

Material: Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (tipo “sonrisal”)
Coloque três copos com água sobre a mesa. Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Peça a atenção da célula e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada. Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.
Mensagem: Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? No primeiro copo é aquela pessoa que fica de fora de tudo, no segundo é aquele que até aceita, participa, porém não se abre fica fechado as verdades da fé e   por último, o terceiro copo, é aquele que participa, se abre, se mistura, tem o coração aberto a Deus.

TEMA: COMO LEVAR A SALVAÇÃO PARA SUA CASA

 

TEXTO: Atos 16:31, I Timóteo 5:8; Josué 24:15

REFERÊNCIAS:

ALVO: Levar as pessoas a entenderem que a salvação é individual, mas não podemos deixar nossa família do lado de fora dessa grande decisão.

PALAVRA

Os versículos que antecedem falam de um grande acontecimento. O apóstolo Paulo esteve preso com Silas. Era quase meia noite, e os dois cantavam e oravam naquela prisão sob os cuidados do carcereiro. O certo é que, houve um terremoto que abalou o local. As portas da prisão foram abertas e todas as algemas se partiram. A liberdade espiritual alcançou aquele presídio. O carcereiro, percebendo a situação, pensando que os prisioneiros haviam fugido, tomou a espada para matar-se. Mas Paulo aproveitou para pregar-lhe as boas-novas da salvação. O carcereiro viu que aquele acontecimento foi sobrenatural e em resposta à clássica pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?”, Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa.”
Não quer dizer que Deus salvaria nossa família sem que nada precisássemos fazer. Não fala que, toda uma família se salva só porque um foi salvo. Quando um familiar é salvo passa a ser a “porta de entrada” do Reino de Deus para a sua família. O que podemos fazer para que isso aconteça? Levar Jesus para casa: Depois de saber que Deus queria salvar sua família, o homem foi levar o Evangelho para eles! Foi por isso que creram e se batizaram. Tem muita gente que não prega a Palavra para os seus familiares e acha que eles vão acordar salvos alguma manhã destas. Não é assim que funciona.Temos que nos mexer. Lutar e interceder por eles. Dar bom testemunho: Os projetos que envolvem a salvação de nossa família devem ser tomados como prioridade. É preciso que nos empenhemos em lutar pela salvação de nossa casa. Isto envolve uma postura de esperança e um bom testemunho, através disso familiares podem ser ganhos para Cristo. Sem ele, muitos nunca se converterão.
Conclusão: Viva sua vida em Deus de forma frutífera. E comece a frutificar pela sua própria casa. Que o Senhor te dê graça para pelejar pelos seus e levá-los a uma experiência genuína com Cristo! Deus não dá nada para quem não valoriza. Ele disse: “Derramarei água sobre o sedento”   (Isaías 44:3). Por que Deus só derrama água sobre o sedento? Por que não sobre qualquer um? Ele dá água para quem valoriza a água, para  quem vai aproveitá-la! 

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: AT 16:31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

 

Frase para o líder

“Não pergunte o que seus colegas de equipe podem fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seus colegas”. Earvin Magic Johnson

AVISOS:

 

 


_________________ REFLEXÃO 7 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

SE JESUS FOSSE ... Material: Faça a seguinte pergunta a cada um: Se Jesus fosse um surfista? O que você daria de presente pra ele e pra que serviria o presente?  Responderão: "Uma prancha pra poder pegar altas ondas..." e se fosse um executivo? Responderão: "Um terno, pra Ele ficar bem bonitão... Uma caneta de Ouro pra assinar grandes documentos..." Mas Jesus não é um surfista nem um executivo, Termine com a pergunta: Ele é nosso Rei, nosso Amado, e o que você preparou para dar de presente a Ele nesta noite? (inicie o louvor  com foco de darmos algo ao Senhor. Nosso coração).

TEMA: CONSTRUA SUA VIDA EM JESUS

 

TEXTO: Lucas 6:46-49

REFERÊNCIAS: 2Co. 4:18; 1Pe 1:24-25; Jo. 14:21

ALVO: Levar as pessoas a entenderem o melhor alicerce para construir suas vidas em Jesus.

PALAVRA
Quando olhamos para uma casa não notamos o seu alicerce, mas ele é a base para toda a edificação. Não podemos edificar uma casa sem alicerce. É baseado nestes versículos que vamos aprender como se construir uma vida espiritual fortificada em Jesus. Existem dois tipos de alicerces: A areia e a rocha -  A areia: simboliza o que é solto, instável, movediço, que não dura por muito tempo. Ex: Não deseja obedecer, não muda sua atitude errada não deseja aprender e não quer compromisso. A rocha: Ela representa o que é firme, imóvel, inabalável e eterno.  Deixe eu lhe mostrar quem é a Rocha, 2 Samuel 22:32 “Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha como o nosso Deus?” Salmo 31:3 “Sim, tu és a minha Rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.” Para termos uma vida alicerçada nessa rocha  precisamos nos aproximarmos com um coração quebrantado reconhecendo com obediência a autoridade do Senhor. Jesus de fato é o Senhor e Salvador. Se ele não for o Senhor também não é o Salvador. Isso quer dizer que se nós o aceitamos como Salvador de nossas vidas devemos fazer dele também o nosso Senhor.

 

Conclusão: Seja obediente, tenha vontade de mudar o que está errado, tenha compromisso com Ele. Você ainda não fez a escola de discípulos? faça! Aprenda mais da palavra do Senhor. Com certeza vamos passar por tempestades, problemas e situações difíceis. Mas as nossas vidas não serão abaladas porque estaremos alicerçados em Jesus.Quer permanecer em pé? Firme-se na rocha eterna   que é Jesus!


TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: Isaías 26:4 Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

 

Frase para o líder

Críticos desmoralizam. Líderes encorajam. Charles Swindoll

AVISOS:



_________________ REFLEXÃO 8 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

Faça números em um pedaço de papel conforme os números de participantes. Sorteie quatro brindes (ou mais) que pode ser bombons e nele um dizer: _ “passe esse presente a uma pessoa a quem você ainda não teve a oportunidade de lhe dizer o quanto ele é importante para as outras pessoas".

 

TEMA: DEIXAR COMO ESTÁ É A MELHOR ESCOLHA?

 

TEXTO: Mateus 8:28-34

REFERÊNCIAS: 1 Coríntios 1:18 ; Efésios 4.26-32; Atos 10.38

ALVO: Através desta passagem bíblica mostre a diferença da escolha certa.

PALAVRA

Em muitas situações, deixar como está é a melhor escolha para muitos para não se envolver em muitas mudanças. Até a chegada de Jesus, aqueles demônios representavam um grande problema para aquele povo. Aqueles homens, possuídos por demônios, atacaram, descontrolados e nus, a todos que se aproximaram do cemitério. Mas as pessoas não ficaram felizes quando os porcos afundaram na água, embora os demônios tivessem saído daqueles homens. Existem dois pontos muito importantes dessa passagem que até hoje se repete. O povo queria se livrar dos homens possuídos pelos demônios. Imaginem quantas pessoas por dia procuram Jesus para se livrarem de seus problemas. Nós mesmos já passamos por esse momento. Mas não queriam perder os porcos. Muitas pessoas querem que Deus resolva seus problemas desde que isso não lhes custe nada. Queremos os benefícios, mas sem ter que pagar a fatura. Desejamos o sucesso sem qualquer tipo de sacrifício. Só que isso não acontece desse jeito.Jesus veio para colocar no lugar da escuridão luz, no lugar da sequidão, rios transbordantes.

Eles pediram para Jesus se retirar dali. Eles ficaram aborrecidos de terem perdido a manada de porcos em vez de se alegrarem com a libertação dos endemoninhados. Se hoje você quer mudar a história de sua vida, você precisa decidir se verdadeiramente quer essa mudança ou prefere viver da maneira que você está.

 

Conclusão: Aquele povo viu a maravilhosa libertação daqueles homens, mas preferiram pedir para Jesus sair dali. Hoje você tem a oportunidade de decidir o melhor pra sua vida. Qual é a sua escolha? Você deseja que Jesus o deixe ou que Ele conclua a obra que iniciou em sua vida?


TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA:

João 10:10 “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância

 

Frase para o líder

O grande objetivo só pode ser atingido por aqueles dispostos a pagar o preço; e o preço sempre envolve sacrifício, desconforto, situações desagradáveis e até sofrimento. John Maxwell

AVISOS:






_________________ REFLEXÃO 9 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

“Faça o que eu faço”                                                                                                                           

Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma ação. O terceiro vai repetir o que o 1o e o 2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.


TEMA: DEUS TE OUVE, TE CONHECE E FAZ TUDO POR VOCÊ

 

TEXTO: II Samuel 5:16

REFERÊNCIAS:

ALVO: Só o Senhor é que nos ouve, nos conhece e nos livra de todo mal.

PALAVRA

O rei Davi teve vários filhos, dentre eles três que me chamaram atenção, Elisama, Eliada, e Elifelete. Nomes incomuns que nos ensina algo extraordinário. Vejamos:
1-Elisama significa: Deus ouve. O nosso Deus não muda, mesmo quando pensamos que a nossa oração não está sendo ouvida. Deus nos ouve, e nos atende. Ana (I Sm 1:2-19) O Senhor se lembrou de Ana. Não que Deus a havia esquecido, pois o Senhor jamais se esquece de seus filhos. No tempo certo, na hora certa, Deus ouviu a oração de Ana dando-lhe um filho, e nos mostrando que o nosso Deus nos ouve e tem prazer em nos atender.
2-Eliada significa: Deus vê. Não importa onde estejam os olhos do nosso Deus. Não existe um lugar, em que Deus não nos enxergue. A cada dia Ele nos olha com o Seu olhar de misericórdia, senão a muito já teríamos sidos consumidos. Natanael (Jo 1:45-50). Jesus disse pra Natanael: “Vi-te quando estavas debaixo da figueira”. A reação dele nos faz entender que algo muito importante havia acontecido naquele dia, em que ele estava debaixo da figueira, pois ele falou: “Mestre tu és o filho de Deus, Tu És o Rei de Israel”. Algo que marcou a vida de Natanael foi revelado. Deus que te vê nesse momento, e quer falar contigo, quer ser íntimo teu e te revelar “coisas grandes e firmes que ainda não sabes”. Deus está vendo o que você está passando! Você não está só.

3-Elifelete significa: Deus livra. Não importa a situação que você esteja vivendo, o importante é confiar no Deus todo-poderoso. Que nos promete que :”mil cairá ao teu lado e dez mil a tua direita e tu não serás atingido”. Daniel (Dn 6:16-28) - Uma coisa interessante nessa passagem é que o próprio rei disse: “O teu Deus a quem tu continuamente serves, ele te livrará” . E não podia ser diferente, Deus livra aqueles que são seus, aqueles que lhe são fiéis. Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões e livrou o seu servo Daniel.  Não só o livrou, mais envergonhou e dissipou os seus inimigos. Para mostrar que ninguém toca em um ungido do Senhor.

Conclusão: Deus quer te livrar, quer te dar vitórias. Ele quer que o nome Dele venha a ser exaltado através da tua vida. Se os inimigos se levantarem contra ti, certamente serão envergonhados. Ele livrou Sadraque, Mesaque e Abede-nego da fornalha, e te faz a promessa que: “Se passares pelo o fogo as chamas não arderão em ti, se passares pelas águas estas não te submergirão, pois Ele está contigo todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Ele te ouve, te vê, e te livra. Creia! Pois, se tu creres verás a glória de Deus.

Para refletir:

Só Deus pode criar Você pode valorizar o que ele criou, Só Deus pode dar a paz
Você pode semear a união Só Deus pode dar a força, Você pode apoiar quem desanimar, Só Deus pode infundir esperança, Você pode restituir a confiança no irmão, Só Deus pode dar o amor, Você pode ensinar o seu irmão a amar, Só Deus é o caminho, Você pode indicá-los todos, Só Deus é a luz, Você pode fazê-la brilhar no mundo, Só Deus é a vida, Você pode levar aos outros a alegria de viver, Só Deus pode fazer o impossível, Você poderá fazer o que é possível, Só Deus pode fazer a semente do bem germinar, Você pode plantá-la no coração de cada irmão.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: SL 2:8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.

 

Frase para o líder

Ninguém, além de Deus, pode acreditar mais em você do que você próprio. Instituto Jetro

AVISOS:




_________________ REFLEXÃO 10 _________________________________________
 
QUEBRA GELO

Pergunta: Pra você o ano já começou, está começando ou ainda vai começar? Por quê? Muitas pessoas esperam pela sorte, recorrem a um trevo de quatro folhas, dão uma olhada no que diz o seu signo, tem até quem acredite em amuletos como pé de coelho. Mas se pé de coelho desse sorte, teria dado para o coelho que perdeu o pé. Lembre-se: “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”.(grande porção de qualquer coisa)

 

TEMA: DEUS TRANSFORMA A LAGRIMA EM VITÓRIA

 

TEXTO: Salmos 126:6

REFERÊNCIAS:

ALVO: Semear a boa semente não é fácil, principalmente quando os convites aos prazeres da carne são muitos. Requer renúncia, crucificação da minha vontade. Isto é semear. Mas todo este investimento tem sua recompensa.
 
PALAVRA

 

Sempre quando houver “semeadura”, haverá “colheita”! Dentro dessa realidade, nós deveríamos sempre “semear coisas boas” todos os dias! A razão de nossas vidas não terem colheitas boas, é porque estamos a cada dia semeando pouco ou quase nada de bom. Estamos deixando de semear. Podemos observar algumas “características” da semeadura!

 

1.É individual: “Quem”. Ninguém pode semear por você. Cada um tem o seu terreno, a sua casa, os seus relacionamentos. A tarefa de semear coisas boas é sua! Você tem cumprido com êxito esta tarefa?

 

2. É tomada de posição: “Quem sai”. É preciso que você sinta o desejo de semear! Isso não é tarefa para preguiçoso, mas para aqueles que levam um compromisso sério! Poderíamos colher sem plantar? Você tem saído a semear coisas boas?

 

3. É trabalho árduo: “Andando e chorando”. Não pense que sair a semear é fácil. A semeadura de coisas boas é uma tarefa difícil. Existem poucos que o fazem, existem muitos que o criticam. No trabalho de semeadura, existem dificuldades. Porém, quando o trabalho é feito com amor, as dificuldades são vencidas e a colheita é certa! Você tem se disposto a enfrentar as dificuldades da boa semeadura?

 

4. Exige constância: “Enquanto semeia”. Precisa ser constante. Não cabe a você analisar o terreno, mas somente levar a semente. Deus é quem fará germinar e dará o crescimento. O nosso compromisso é de estar sempre semeando! Você tem sido constante na sua semeadura de coisas boas?

 

5. Haverá sempre uma colheita: “Voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. Não importa onde espalharmos a boa semente, ela sempre trará resultados! E o resultado da semeadura é que a “colheita será vitoriosa e festiva”. O semeador não volta de mãos vazias. A semeadura é difícil, mas a colheita é certa. Quando nos dispomos a semear, podemos ter certeza do resultado.

Conclusão: O que você tem semeado de bom? Você tem feito este trabalho. Todos nós, sem exceção, quando desejamos comprar algo, ou realizar um sonho, o desejamos de forma completa e perfeita. Se você tem o desejo de adquirir um veículo, claro que o deseja em perfeito estado de funcionamento, com rodas, volante, bancos... Já pensou comprar um meio veículo? Ou um veículo com defeito? Se o seu sonho é concluir um curso superior, ou concluir seus estudos, claro que não deseja fazê-lo faltando partes. Você compraria uma casa pronta, acabada e que não pudesse mexer em mais nada, faltando janelas? Claro que não!

 

Para refletir: Milho de pipoca

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Pode ser: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego. Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. O destino delas é triste. Ficará dura a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. E você, o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: SL 126:6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

 

Frase para o líder

“O crescimento é parte de uma vida sábia, mas envolve mudança. E não existe mudança sem dor. Talvez, por isso, muitas pessoas resistam a crescer. Preferem viver dentro do “estabelecido”, e sem perceber caem no terreno do acomodamento e da mediocridade

AVISOS:




_________________ REFLEXÃO 11 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

“Golpe de vista”

Coloque dentro de um vidro transparente (x) número de grãos de arroz ou de feijão (qualquer tipo de semente) – conte antes, saiba exatamente quantos tem. Passe o vidro na mão de cada participante, pedindo para que eles digam quantas sementes estão ali dentro. Vá anotando o resultado de cada um. No final, aquele que chegar mais próximo, será o ganhador. Leve um bombom, bis, ou alguma coisa “simples” para dar ao vencedor.

 

TEMA: É PRECISO ABRIR OS OLHOS

 

TEXTO: Marcos 10:46-52

REFERÊNCIAS:

ALVO: A pessoa cega pelo pecado pode recuperar a visão através do poder de Jesus.


PALAVRA

A perda da visão é uma enorme perda nesta vida. Entretanto há uma cegueira mil vezes pior que a cegueira física, chama-se Cegueira Espiritual. Grandes multidões de seres humanos são cegos. É preciso abrir os olhos para ver as coisas, às quais nos havíamos fechado, aprender a ver de forma nova. Eu lhes convido a olhar o cego Bartimeu. Muito podemos aprender a respeito do mesmo:
-A pessoa sem Jesus é cega v. 46
-A pessoa sem Jesus vive mendigando v. 46
-A pessoa sem Jesus vive de esmolas v. 46
-A pessoa sem Jesus clama compaixão v. 47
-A pessoa sem Jesus precisa ter desejo de enxergar v.51
-A pessoa sem Jesus pode recuperar a visão e glorificar a Deus. Lucas 18.43.
Sua determinação nos ensina que mesmo não podendo ver nada ao seu redor, podia ouvir. Assim, ouve alguém dizer que Jesus está próximo, não perde a oportunidade e grita: “Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim!”
Jesus pergunta ao cego: ”O que é que você quer que eu faça?”- Com, esta pergunta o cego é convidado a refletir: o que eu quero realmente? Ver significa transformar toda a vida. Quero isso? Será que consigo lidar com isso? – e só então dá a sua resposta à pergunta de Jesus: “Mestre, eu quero ver de novo!”. Esta resposta contém a certeza de que é bom ver.  Algo importante aconteceu quando se toma a decisão do cego Bartimeu. É a resposta que Jesus dá ao seu pedido: “Vá, você está curado porque teve fé!”.  Acordar para aquilo que é novo! Foi o que fez Bartimeu ao começar a enxergar novamente, seguiu Jesus pelo caminho, não lhe incomodava mais a multidão que lhe havia mandado calar, não lhe importava o que diziam ou comentavam. O importante era seguir Jesus.

Conclusão:  Da mesma forma, Jesus também ouve o seu grito, Ele está diante de você a perguntar: "- O que você quer que eu faça? O que você precisa no momento?". Basta ter fé. Jesus é o Único capaz de nos tirar do abismo da insegurança, do medo; é Ele quem nos reergue, nos dá nova visão para que possamos, ver de novo.

Referências: João 3:3; João 8:12; Atos 26:17-18; 2Co 4:4; Ap3:17,19

 

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

 

Frase para o líder

"Se a sua visão é para um ano, plante trigo; se a sua visão é para uma década, plante árvores; se a sua visão é para toda a vida, plante pessoas."
 (George Barna)

AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 12 _________________________________________
 
QUEBRA GELO

Material: Pegar dois copos (um com 2 dedos de terra e outro limpo) e durante a explicação encher, aos poucos, de água um e depois outro para verificar a diferença. Você pergunta. Alguém usaria o copo sujo pra beber água? O que preciso fazer para usar este copo? Claro lavar o copo para que fique limpo Mensagem: Ninguém bebe água em copo sujo! Deus também não pode derramar aquilo que o mesmo tem de mais puro que é o seu próprio espírito, em um coração sujo.

TEMA: FAXINA NO CORAÇÃO

 

TEXTO: Salmos 51:10

REFERÊNCIAS: Mt15:8; Mt6:24; Mt5:8; Isaías 29:13; Sl24:34.

ALVO: Levar as pessoas a entenderem que a conduta correta só pode vir de um coração puro. O que é necessário fazer?
 
PALAVRA

Todo mundo tem um “quartinho da bagunça” em casa, onde se amontoa uma séria de bagunças e tranqueiras. Quando chega uma visita jamais mostramos aquele quartinho(Não queremos que saibam o que guardamos ali). De vez em quando entramos ali e fazemos uma faxina: jogamos fora tudo aquilo que não presta, tiramos a poeira, os entulhos, passamos um detergente. O nosso coração às vezes se parece também com um “quartinho da bagunça” e que de vez em quando precisamos fazer uma faxina. Para isso precisamos de algumas atitudes: 1-Fazer um exame interior: No sentido espiritual o coração é a fonte interior de onde fluem sentimentos, pensamentos, desejos, motivos e ações. Precisamos fazer um exame interior. É verdade que encarar nossos problemas interiores pode deixar-nos tristes, mas se nós não procurar-mos o fator motivador dos nossos problemas, tristezas e dificuldades, vamos passar o resto de nossa vidas sofrendo. 2-Fazer a faxina e não deixa nenhuma poeira escondida. Uma vez que concordamos que precisamos ser transformados, temos que olhar para o fundo do nosso ser e tomar a atitude de mudar essa situação.
Conclusão: Olhemos para Cristo. Ele é o grande exemplo de pureza de coração. Jesus foi puro e sincero em todos os seus atos, palavras e pensamentos. Todo seu procedimento foi motivado por um amor verdadeiro e sincero por Seu Pai e por nós pecadores. Esforcemos-nos para andar assim como Cristo andou, com um coração puro e cheio de amor por Deus e pelo próximo. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.   Salmos 37:5

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: Tiago 4:8  “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração

 

Frase para o líder

Quanto maior for o volume de informação que você dispõe, maior será o poder de sua liderança.        John Maxwell

AVISOS:



_________________ REFLEXÃO 13 _________________________________________
 
QUEBRA GELO

Do que estão falando? Como Funciona: Separe dois discípulos da célula, peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na frente dos outros sobre esse objeto, sem dizer o nome, até que todos descubram o nome.

 

TEMA: NÃO ANDE ENCURVADO

 

TEXTO: Lucas 13:10-13

REFERÊNCIAS: Mateus 11:28-30; Lucas 10:19; 1Pedro 5:8

ALVO: Jesus está chamando por aqueles que estão com suas vidas encurvadas.

PALAVRA

Na vida dessa mulher, havia uma enfermidade que durava dezoito anos, e isso acarretou na vida dela frustrações e vergonha, porque de modo nenhum poderia se endireitar. Ela estava presa por Satanás, para que a sua vida fosse medíocre e limitada, mas Jesus trouxe a cura no seu corpo e sobre muitas outras áreas de sua vida, porque as limitações foram quebradas e ela estava agora livre para ser feliz.
Temos muito a aprender com esta historia. Por que satanás tem interesse de deixar as pessoas com a vida encurvada?
1-Pessoas encurvada são pessoas com potencial reduzido. ela era alguém incapaz de andar ereta, de sentar-se, de esticar suas costas. Deus conhece o seu potencial, mas o diabo também sabe.
2-Pessoas encurvadas são pessoas que tem uma visão ruim da vida. Imagine como aquela mulher via a vida? Tudo depende de como você vê as coisas. Quando não temos uma boa visão da vida, tornamos-nos pessimistas. Para o pessimista nada da certo, tudo é difícil, tudo tem um obstáculo, uma dificuldade, um “mas”, sempre pensa e espera o pior. 
3-Pessoas encurvadas são pessoas que se sentem desvalorizadas, aquela mulher se sentia humilhada, era provavelmente ridicularizada. Entretanto, Jesus cura a mulher.
4-Pessoas encurvadas são pessoas que perdem a identidade, é apenas a “mulher encurvada”, Sabe o que era aquela mulher segundo Jesus? Filha de Abraão. Mas ela não sabia disso.
Você sabe que Deus quer te ter como filho? Você entende porque é interessante para satanás que exista pessoas encurvadas? Nunca serão felizes.

Conclusão:  Jesus olha para quem Ele sabe que precisa Dele. Jesus olha para alguém que ninguém estava olhando, Jesus nota alguém  que ninguém notava. “Jesus a viu”. Para as pessoas ela não era ninguém, Porém Jesus a viu! Sentiu profunda compaixão daquela mulher. Jesus olha para os encurvados. Quem sabe alguém encurvados está aqui. Jesus te convida pra perto dele. Esticar as costas e levantar a cabeça, pode ser se livrar do desanimo, pode ser se livrar da depressão, da angustia, da enfermidade, quem sabe do pecado. Você não nasceu pra viver encurvado. Não aceite isso!

Para refletir:
VOCÊ ESTÁ DESANIMADO?
Eis aqui um homem que: Faliu no comércio aos 31 anos de idade. Perdeu para Estadual aos 32. Faliu novamente no comércio aos 34. Aos 35, sua esposa faleceu. Teve colapso nervoso aos 36. Perdeu para Prefeito aos 38. Perdeu para Federal aos 43. Perdeu para Estadual aos 46. Perdeu para Federal aos 48. Perdeu para Senador aos 55. Perdeu para Vice-Presidente aos 56. Perdeu para Senador aos 58. Foi eleito Presidente dos EUA aos 60. Este homem foi Abraham Lincoln.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: SL 126:3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.

 

Frase para o líder

Um bom líder entende que aquilo que é feito da mesma forma durante um bom tempo está sendo feito do modo errado. Cada execução pode melhorar. Harvey Mackay

AVISOS:



_________________ REFLEXÃO 14 _________________________________________

 
QUEBRA GELO

Faça uma mímica que mostre como foi o dia de hoje para você.

TEMA: NÃO DEVEMOS OLHAR PARA TRÁS

TEXTO: Lucas 13:10-13
REFERÊNCIAS: Hebreus 2:3; Lucas 9:62; Lucas 17:31-32; Filipenses 3:13-14; Jeremias 48:6

ALVO: Jesus está chamando por aqueles que estão com suas vidas encurvadas.
 
PALAVRA

Deus enviou seus Anjos para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra e conceder livramento a Ló e sua família, retirando-os de Sodoma. Mas não foi fácil para os Anjos conseguirem convencer e retirar a família de Ló, eles tiveram que arrastá-los. E quando estavam deixando a cidade, a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estatua de sal. Vamos aprender algumas lições importantes dessa passagem do Antigo Testamento.
A mulher de Ló foi atraída pelo seu passado: A atitude dela, representa não apenas curiosidade ao ouvir o barulho do fogo e enxofre que destruía as cidades, mas a saudade da vida que ela levava em Sodoma. Fala de alguém que tinha seu coração preso ao que deixou. A mulher de Ló é uma figura do comportamento de muitas pessoas de nossos dias, e por isso deve ser lembrada. Devemos romper totalmente com o nosso passado de pecado e jamais retornamos a ele. Deus declara que apaga, perdoa todas as nossas transgressões e de nossos pecados não se lembra mais. E nós, ao confessarmos os nossos pecados a Deus, não devemos mais ficar lembrando deles. A mulher de Ló desperdiçou o livramento de Deus: A atitude dela é semelhante àqueles que são alcançados por Deus, decidem mudar de vida, recebem a Jesus como Salvador, mas acabam desistindo, voltando atrás e aí morrem no pecado. O chamado de Deus para Ló e sua família foi um chamado de misericórdia, uma nova vida longe do pecado. Esse é o chamado de Deus, hoje, para cada um de nós. Hoje, Ele renova a Sua misericórdia e o convida, mais uma vez, a sair definitivamente da sua “Sodoma e Gomorra” e entregar-se a Jesus. Você deseja aceitar esse chamado de Deus? CONCLUSÃO: A verdade é que todos têm dificuldades de abrir mão de determinados valores. Ficamos presos à algumas coisas de nossa vida. Mas quando se trata de seguir ao Senhor, não podemos ter nada que nos prenda. Não podemos mais olhar para trás. Isso significa ter saudades do que deixamos, e Deus não admite isto. Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias. Também prometeu não nos abandonar:  “...porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Se Deus prometeu não nos abandonar, porque nós não deveríamos fazer o mesmo?

 

Para refletir:

CURA OU ALÍVIO TEMPORÁRIO?               
A maioria das vezes é quando a dor é insuportável, quando a situação é profundamente caótica, que tomamos a decisão de mudar. Isso porque, enquanto pudermos manejar os pequenos problemas, vamos tentar fazê-lo como sempre fazemos: à nossa maneira. Enquanto eles forem pequenos, e estiverem dentro do nosso alcance de solução, faremos tudo o que for possível para encontrar o mais rápido e temporário alivio, Constantemente cada um de nós é surpreendido pelo dilema: Para onde vou correr? Para a cura, ou para o alívio temporário? O alívio temporário consiste em fazer tudo o que é possível para cobrir, disfarçar, esconder ou eliminar o problema temporariamente. A cura pelo contrário vai fundo na ferida, como um meio de eliminar a causa do problema. A cura sem nenhuma dúvida envolve uma dor muito maior do que o alívio temporário. Pense no entanto o seguinte: uma vez que a cura se faz presente, o problema é eliminado para sempre. Leia Isaías 43:25

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: SL 135:5 Porque eu conheço que o SENHOR é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.

 

Frase para o líder

Se você estiver se preparando hoje, é provável
que não esteja fazendo reparos amanhã. John Maxwell

AVISOS:



_________________ REFLEXÃO 15 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

“Um Pé De Guariroba” - ofereça um premio (sugestão um chocolate) para quem falar três vezes sem tropeçar na língua, à seguinte frase:
“um pé de guariroba, bem guararirobadinho, quem bem o desenguarirobar, bom desenguarirobador será”.

 

TEMA: QUE GOSTO TEM SUA VIDA?

 

TEXTO: João 2:1-10

REFERÊNCIAS: Eclesiastes 3:1; Romanos.12:1-2

ALVO: Água transformada em vinho. O que era insípido transforma-se em saboroso. O que somente matava a sede, agora sacia e alegra. É exatamente essa transformação que o Senhor quer promover em nossas vidas.

PALAVRA

Jesus e seus discípulos foram convidados para uma festa de casamento. Ele participava dos eventos sociais, procurando estar sempre com o povo. Precisava estar perto das pessoas para abençoá-las e salvá-las. A certa altura das bodas, acabou-se o vinho. Estava, portanto, estabelecida uma situação de vergonha, podendo marcar, de forma negativa, o início da vida conjugal. Jesus já sabia do fato e talvez estivesse esperando o melhor momento para agir. Para fazer o milagre. O que podemos aprender com está passagem bíblica?                          

 

1-Jesus foi convidado. É preciso convidar Jesus para a nossa vida, como aquela família o convidou para o casamento. Mas não basta dizer-lhe: “Entra, Senhor. A partir de agora tu estás em minha casa”. Jesus diz: Eis que estou á porta e bato. (Ap. 3:20). Ele entra se lhe abrirmos a porta, mas há mais a fazer, e é Maria quem dá o conselho fundamental, disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos mandar. É preciso aceitar aquilo que ele diz, que ele manda fazer.                                                                                                          

 

2-Jesus mandou que os serventes enchessem de água seis talhas de pedra. Em cada uma delas cabia, entre 72 e 108 litros. A água é essencial para a vida humana, mas é um líquido sem sabor, sem cheiro, sem cor. Há tantas vidas que vivem de um modo insípido, que estão sendo vividas como se fossem um casamento sem vinho.                                           

 

3-Jesus transformou a água em vinho. O vinho tem aroma, cor e sabor. É sempre associado à alegria e a celebrações. Também assim o Senhor transforma nossa vida de algo sem graça para uma vida plena. O mestre-sala disse ao noivo: “Todo homem põe primeiro o vinho bom... mas tu guardaste até agora o bom vinho” Quando Jesus opera em nós, saímos do limite dos costumes e das tradições para um nível de excelência. As pessoas esperavam que, com o passar do tempo da festa, o vinho fosse piorando, mas, se Jesus está presente, a tendência é melhorar.                                  

 

Conclusão: Assim Jesus te diz neste dia: “Estou fazendo com você como fiz com aquela água. Transformei uma água sem gosto, no melhor vinho. Da mesma forma quero fazer com você neste dia. Não importa que valor você tenha nem que gosto tinha sua vida, mas hoje, através do meu Espírito, Eu quero transformá-lo.”.


TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA:

“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas” (Ec. 7.8)

 

FRASE PARA O LÍDER

"A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, Vá! um líder diz, Vamos! "(E. M. Kelly)

AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 16 __________________________________________
 
QUEBRA GELO

“Aprendendo” - Fazer um círculo com os participantes, e entregar uma bola, quem estiver com a bola, deve passa - lá a outra pessoa a qual deverá dizer seu nome e alguma coisa sobre si mesma. Depois que a bola já passou por todos, o líder explica que, na segunda rodada eles terão de passar a bola a alguém, dizer o nome daquela pessoa e o que ela disse sobre si mesma.

 

TEMA: QUE PRESENTE VOCÊ DARIA AO SENHOR JESUS?

 

TEXTO: Marcos 14: 3-9  

REFERÊNCIAS: Ml. 6.6; Sl. 51.10-12; Sl. 116.12.          

ALVO: Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Salmo 116.12
 
PALAVRA

O Alabastro era um pote feito de uma pedra somente encontrada nas imediações de uma cidade Egípcia chamada Alabastron. Era semelhante ao mármore, mas era mais maleável e facilmente se modelava os potes de perfumes. O nardo era um bálsamo feito da raiz de uma planta da Índia que crescia nas montanhas do Himalaia. Os árabes a chamavam de “cravo indiano”. Não era apenas a distância, mas a raridade da planta que tornava o nardo caríssimo e tão procurado. O alabastro e o nardo oferecido por Maria a Jesus talvez tenha sido o presente mais caro que Jesus recebeu em todo o seu ministério. Alguns eruditos, com base no cálculo de Judas, que avaliou o presente em 300 denários, chegam a calcular, a preço de hoje, entre 15 e 20 mil dólares, cerca de 60 mil reais. Maria quebrou o gargalo do vaso e derramou completamente o balsamo sobre a cabeça de Jesus. Por isso disseram: Que desperdício! Veja, não apenas o presente foi caro, mas foi dado sem retorno. Jamais seria reutilizado o vaso de alabastro e nem o seu perfume. Quero chamar sua atenção para essa figura do Alabastro sendo quebrado para despejar o perfume. Existem dois tipos de pessoas: A inquebrável e a quebrantável. Pessoa inquebrável: Jamais poderão ser utilizados para alegrar a Deus, nunca desperdiçam suas emoções com nada. Nunca choram, nunca se alegram, nunca vibram. São vasos de alabastros que nunca foram quebrantados, logo nunca ofereceram nada a ninguém. Qual foi a ultima vez que você foi quebrantado pela Palavra de Deus? Qual foi a ultima vez que você realmente se importou com o que o Senhor Jesus sente, e não com o que você precisa? Pessoa quebrantável: Maria apresentou-se para alegrar o coração de Jesus, não para arrancar algum benefício para sua própria vida. Só que antes de quebrar o vaso de alabastro, ela precisou quebrar a si mesma, oferecer a si mesma. Maria deu tudo o que tinha. Mas teria a sua recompensa. Daquele dia em diante, por todo mundo ficaria registrado o seu presente, o dia em que Jesus foi abençoado por uma simples mulher apaixonada. Você ofereceria a Deus, um presente desses? Isso é amor. Conclusão: Os inquebráveis trazem à Deus as migalha da sua dedicação, a migalha do seu tempo. E ainda querem que Deus lhes dê tudo do bom e do melhor. Vamos encher o altar do Senhor de vasos de Alabastros a serem quebrados. Vamos ungir os seus pés como o Nardo da nossa obediência e submissão. Pois Jesus é Digno pelo sacrifício por nós. .

 

Para refletir:

Um pobre homem mendigava à beira da estrada. Costumeiramente as pessoas passavam e jogavam em um saco de pano alguns grãos de arroz, e com isso ele sobrevivia. Certo dia ele viu uma multidão que se aproximava e no meio dela o Príncipe daquele povo. “Então pensou consigo mesmo: - Que sorte a minha, ele é um homem rico, com certeza me dará uma boa soma em moedas...”.
Ao chegar até o mendigo, o Príncipe disse: - Darias tu a mim, o teu saco de arroz?
Respondeu:- Majestade, mas é tudo que me resta, não posso fazer isso!
O Príncipe gentilmente pediu novamente o saco de arroz. Muito contrariado o pobre homem meteu a mão do saco de arroz e tirou três grãos de arroz e os colocou na mão do Príncipe. Então o Príncipe pegou um saco cheio de moedas de ouro e tirou dali três moedas de ouro e as jogou no colo do mendigo.
Caindo em si, o mendigo começou a exclamar:
– Por quê? Por que não joguei todo o meu arroz em suas mãos! Mas era tarde demais.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Sl. 116.12

 

☺Frase para o líder

A rigidez é o câncer da alma. Ela não apenas fere os outros, mas pode se tornar a mais drástica ferramenta auto-destrutiva do homem.”     Augusto Cury.


AVISOS:



_____________ REFLEXÃO 17 ________________________________
 
QUEBRA GELO A troca de um segredo Material necessário: pedaços de papel e lápis. Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente; A papeleta deve ser dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo. Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado. Compartilhar: a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo

 

TEMA: CERTEZA DA SALVAÇÃO

 

TEXTO: Mc 16:16  

REFERÊNCIAS: Ml. 6.6; Sl. 51.10-12; Sl. 116.12.

ALVO: Só há um Caminho João 14:6
 
PALAVRA

Gn 1:26; 2:15-17 - O Plano original de Deus:  Que homem seja conforme a imagem e semelhança de Deus, Que o homem obedeça a sua Palavra, O plano de Deus foi interrompido pelo pecado mas, não Abolido. (Salvação é trazer de novo o homem para desfrutar de tudo o que Deus planejou para ele.)
Como Deus Salva os homens (1Coríntios 1:21)
O mundo não conhece a Deus com a razão (inteligência)
Deus salva os que crêem na pregação; mesmo que pareça loucura (contraditório) Você crê na Palavra de Deus? 
Em que devemos crer que Jesus Cristo morreu pelos meus pecados (Hebreus 9:28) Que Deus me ama e quer que eu leve sua Palavra para outros (1Coríntios 9:16) Que Jesus tem toda autoridade, acima de Satanás e de qualquer poder (Mateus 28:18)
 Conclusão: Deus sempre quis que o homem vivesse com Ele e para Ele; mas o pecado interrompeu por um período de tempo. Deus ainda quer a mesma coisa e para isso enviou seu Filho Jesus Cristo para Salvar o homem do pecado e da condenação. Agora todos os que ouvirem a Palavra de Deus, crer, batizar e viverem para Ele serão Salvos.

Aplicação: Você deseja essa Vida Nova em Cristo Jesus? Feche seus olhos e com a mão direita erguida repita comigo esta oração: “Senhor Deus como preciso do teu perdão e da tua cura. Recebo-te hoje como meu Senhor e único Salvador, creio na obra expiatória de Jesus na cruz do calvário, e por isso, pela morte e pela ressurreição de Jesus Cristo sei que sou filho de Deus, salvo, perdoado e com uma missão de levar a Palavra de Deus a outras pessoas para que também sejam salvas. Amém”.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: JO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

 

☺Frase para o líder

A diferença entre o vitorioso e o derrotado é que os vitoriosos nunca desistiram.”


AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 18 __________________________________________

QUEBRA GELO

Faça uma roda e fale que tem uma pessoa que vai nos visitar hoje, será um urso. Apresente o urso para todos e diga que podem fazer com ele o que eles quiserem. Resultado: Abraços, beijos, apertos, enfim muitas situações. Quando o convidado (o urso) passar por todos. Diga que no exato momento eles devem fazer com a pessoa que está a sua direita o mesmo que fizeram com o urso.

TEMA: REMOVENDO OS OBSTÁCULOS DA FÉ

TEXTO:  Marcos 5.22-24; 35-43
REFERÊNCIAS: Rm. 4.18-20; Ec. 10.1-2; Rm. 10.8-11, 17.

 

ALVO: Com está mensagem traga fé e esperança aqueles que têm em sua vida algo que considera perdido.

 

PALAVRA


Fé é o meio pelo qual conseguimos obter, da parte do Senhor, tudo de que necessitamos. Por meio dela nos apropriamos de todas as coisas que Ele mesmo quer nos dar de forma bondosa e graciosa. Há, porém, muitos inimigos que se levantam em oposição à sua manifestação, os quais precisam ser identificados e removidos da nossa vida.

Removendo as palavras negativas: estão sempre chegando aos nossos ouvidos, todos os dias e a toda hora. Elas vêm para minar a nossa fé, deixando-nos imobilizados e impotentes diante das circunstâncias difíceis. Jesus quer que ouçamos o que Deus está dizendo à respeito do problema, e não o que diz o homem. O que a Palavra diz e não a circunstância (Rm. 4.18-20).

Removendo as pessoas negativas: As pessoas negativas são aquelas que, com suas palavras, podem roubar a nossa fé, trazendo um quadro fixo de derrota, destruição e fracasso. Devemos amá-las, mas não permitir que, pela sua companhia, vejamos os projetos de Deus morrerem em nossas mãos (Ec. 10.1-2).

Removendo a esfera negativa: O Mestre teve de mudar o ambiente negativo daquela casa, o qual, naquele momento, só exalava cheiro de morte, tristeza e desespero. Precisamos zelar pela nossa fé, assumindo o firme propósito de remover do caminho qualquer coisa que queira miná-la.

 

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

VERSÍCULO DA SEMANA: Sl. 1:1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

 

☺Frase para o líder

“Os covardes nunca tentam os fracassados nunca terminam e os vencedores nunca desistem”.      Augusto Cury.


AVISOS:






_________________ REFLEXÃO 19 __________________________________________

 

QUEBRA GELO

 

- “Quem sou eu” - Prepare alguns papéis com nomes personagens bíblicos, personagens de desenhos animados, lugares, objetos, etc. Prenda um nome nas costas de cada pessoa com fita adesiva. Todos então caminham livremente pela sala fazendo perguntas uns aos outros para descobrir a personalidade que está em suas costas. Só podem ser perguntas com resposta SIM / NÃO. Ex.: Sou um homem? Sou um desenho animado? Tenho super poderes?Etc. Quem descobrir o seu, pode sentar e deixar o restante do pessoal tentar descobrir

 

TEMA: SEMPRE CAVAR E NUNCA DESANIMAR, ATÉ ENCONTRAR

 

TEXTO: Gênesis 26:17-22,

REFERÊNCIAS: Rm 4.18-20; Ec. 10.1-2; Rm. 10.8-11, 17.

 

ALVO: Parece muitas vezes um absurdo obedecer ao Senhor e seguir para uma terra seca e que os vizinhos são nossos inimigos. Mas é através dessas adversidades que Deus testa nossa obediência

 

PALAVRA

 

Isaque cavava poços e cavar poços naquela época era a principal fonte de água para a subsistência para o povo, seus animais e para os que vinham de fora. Foi então que Isaque se estabeleceu no vale de Gerar, onde achar água era como achar “ouro”. E mesmo com essa adversidade Isaque não desanimou. Muitas vezes achamos poços, mas o inimigo vem, tapa aquilo que tivemos grande trabalho e nos achamos vencidos. Isaque não desanimou, apesar de “ter que começar do zero”. Através desta passagem aprendemos como ter uma vida mais profunda com Deus.

Vida opcional: Deus poderia ter enviado Isaque para morar à margem de algum rio. Poderia tê-lo enviado a uma região de chuvas constantes, mas Deus lhe enviou para um lugar seco. A facilidade não gera experiência (Rm.5.3-4) nem contribui para o desenvolvimento de habilidades ou do próprio caráter.
Filhos que sempre têm tudo fácil podem se tornar pessoas acomodadas e relativamente incapazes.
Vida difícil: Naquela terra havia água, mas estava em grande profundidade. Deus não deseja que sejamos superficiais. Precisamos buscar ao Senhor (Mt.7.7), conhecê-lo e ter intimidade com Ele.

Vida profunda: Para encontrar água era necessário muito esforço. Antes de achar água era preciso enfrentar muita terra seca. Era preciso cavar e depois lutar pelos poços. Existem dificuldades naturais e inimigos espirituais. Precisamos trabalhar com esforço e perseverança, seja na vida natural ou espiritual.
Conclusão:Como foi visto Isaque teve que cavar poços que deu como nome: “Eseque” significa "contenda". “Sitna” significa "inimizade". “Reobote” significa "espaços largos". A luta é constante mas não é eterna. Antes de alcançarmos "espaços largos" precisaremos passar por caminhos apertados e portas estreitas. A primeira coisa que encontramos quando procuramos, uma vida mais profunda em Cristo, é contenda, perseguições, e se não desistirmos logo encontraremos inimizade. Talvez o diabo diga para nós: - Veja o que você está fazendo, criando contendas e inimizades. Você deve parar com isto!

Mas Isaque não desistiu, ele prosseguiu em sua caminhada por uma vida mais profunda, primeiramente iremos encontrar contendas, perseguições e inimizades, mas depois encontramos largueza, abundância, graça em seu conhecimento. Esta vida abundante em Cristo não é possível se não a procurarmos como tesouros escondidos, procurá-la na sua profundidade. Caso contrário terá uma vida rasa, somente de superfície: "Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus" Pv. 2.4-5.


TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: PV 1:5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

 


☺Frase para o líder

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."  Cora Coralina


AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 20 _________________________________________

QUEBRA GELO 

A teia da amizade - Material: Um rolo (novelo) de fio ou lã. Descrição: Dispor os participantes em círculo. O líder toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão. Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo seu nome, de onde vem, o que faz, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente. Está pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos, irá fazer sua apresentação. Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.  Pedir para as pessoas dizerem: O que observaram; O que significa a teia; O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc.

TEMA: TOCANDO EM SEU MILAGRE

TEXTO: Marcos 5:25-34
REFERÊNCIAS: Lucas 8:43-48; Mateus 9:20-22

ALVO: Levar as pessoas a entenderem, como elas podem mudar sua vida com anos de sofrimento, em uma vida nova na presença de Jesus.  Todos somos importantes na imensa teia que é a vida; Todos nós somos importantes pra Deus.

PALAVRA

Vimos nesta passagem que esta mulher vivia doze anos com um sofrimento e um dia cansou e rejeitou tudo aquilo que passava, resolveu então que a solução daqueles 12 anos de sofrimento terminaria quando ao menos tocasse nas vestes de Jesus. Aprenda com a história dessa mulher como tocar em seu milagre através de dois pontos importantes.
Ela alimentou um sonho. Já tinha recorrido a vários médicos, tudo que tinha gastou para ser curada e nada conseguiu. Ouviu falar da fama de Jesus e pensou se lhe tocar as vestes serei curada. Quantos anos você sonha com o seu milagre? Quantas coisas você já fez pra ver o seu milagre acontecer? Você já pensou que ele pode ser realizado?
Ela tocou com um toque de fé. Jesus sentiu que dele saiu poder para restaurar alguém, e ficou satisfeito por perceber que naquele lugar havia, pelo menos, uma pessoa de fé. Muitas pessoas se aproximam de Jesus por curiosidade, mas aquela mulher era diferente, reconheceu que o único capaz de lhe ajudar seria Jesus. Ele esta esperando pela nossa decisão de aceitarmos a sua ajuda e confiarmos nele. Ela decidiu que Jesus iria mudar sua vida.

Conclusão: Às vezes, pensamos que nossos problemas nos afastarão de Jesus. Mas Ele está sempre pronto a nos ajudar. Nunca devemos deixar que nossos temores nos empeçam de nos aproximarmos Dele. Tudo o que o Senhor quer te dar, todos os milagres que você gostaria de receber, a decisão está em suas mãos. O senhor tem o prazer de receber o nosso toque e aceitação do seu amor por nós..


TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:



VERSÍCULO DA SEMANA: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Salmos 23:1-2

 

☺Frase para o líder

Enquanto não há compromisso, há uma indecisão, uma chance de voltar atrás. Mas a partir do momento que me comprometo em definitivo, então Deus também se mobiliza”. John Maxwell.


AVISOS:






_________________ REFLEXÃO 21 ___________________________________________

QUEBRA GELO

“Sorriso milionário” - O líder distribuirá para cada pessoa 5 bolinhas de papel. Cada participante escolhe um companheiro que deve olhar fixamente nos olhos do outro, não pode rir. Quem rir primeiro paga uma bolinha. Termina a brincadeira que tiver mais bolinhas.

TEMA: TRANSFORMANDO A ADVERSIDADE EM BENÇÃO

TEXTO: Ex. 14:9-27
REFERÊNCIAS: Salmos 40:3; Salmos 118:8; Isaías 12:2              

ALVO: As crises estão cheias de oportunidades para que o milagre de Deus aconteça em nossas vidas

PALAVRA


Você já se encontrou num beco-sem-saída? Está passando por um problema e ainda não descobriu uma solução? Moisés passou por isto, quando fugia de faraó com todo o povo de Israel. de repente, se viu cercado: dos lados, montanhas altas, à frente o mar vermelho e atrás o poderoso exército de faraó. Vamos ver como ele saiu dessa enrascada e aprender lições para nossa vida:
● Não dê ouvido às palavras de derrota, mas afirme as promessas de Deus. Quando você está numa crise, evite dar ouvido aos murmuradores, aos pessimistas e aos que não têm fé. Como fez Moisés, declare a palavra do senhor e firme-se na fé.
● Enfrente o problema e não aceite ficar paralisado por ele. A fé é uma atitude. As águas do mar só se abriram depois que o povo começou a marchar. Muitas vezes, esperamos deus agir para avançarmos, mas normalmente deus age quando avançamos. Quando estiver com problemas, não fuja ou fique paralisado. Aja na direção da vontade de deus!
● Use os recursos que deus lhe deu, ainda que pareçam insuficientes. Moisés só tinha uma vara na mão, mas ela seria um instrumento de milagres. Sempre que estiver num problema, comece usando aquilo que deus já lhe deu, mesmo que pareça pouco.
● Tenha confiança no que deus lhe fala. não foi fácil para Moisés e seu povo passar pelo meio do mar. as águas de um lado e do outro pareciam uma grande ameaça. Eles precisaram confiar em deus, que ele seguraria as águas para não destruí-los.
Conclusão: “não se contente apenas em sair de uma situação difícil, mas busque ver destruído para sempre aquilo que lhe ameaçou”. Além de tirar o povo do “beco-sem-saída” pelo poder de deus, Moisés perseverou até ver o exército de inimigos destruído. é assim que devemos agir. Você deve buscar não apenas sair de uma dívida, mas não entrar nunca mais em outra.
“há becos-sem-saída que só venceremos pelo poder de deus. o poder de deus, porém, só está disponível para aqueles que têm aliança com ele. você quer fazer uma aliança com Deus agora?”.
Para refletir:                             
Quando o diabo disser é o fim é porque agora Deus vai agir, será o início dos melhores dias, das melhores vitórias.
O diabo disse a José, na cisterna do deserto: É o fim! E Deus disse: É o começo, José, o governo do Egito te espera.
O diabo disse para Moisés no deserto de Sim: É o fim! E Deus disse: É o começo, Moisés, transformar-te-ei no libertador do meu povo.
O diabo disse para Sadraque, Mesaque e Abdnego na fornalha: É o fim! E Deus disse: É o começo, vocês serão grandes governadores da Babilônia!
O diabo disse para Jonas, na barriga de um peixe: É o fim! E Deus disse: É o começo, Nínive será salva através da tua pregação.
O diabo disse para João, exilado na Ilha de Patmus: É o fim! E Deus disse: É o começo, você escreverá a maior revelação de todos os tempos o Apocalipse.
O diabo disse para Jesus, morto na cruz: É o fim! E Deus disse: É o começo, todo o poder no céu e na terra eu entrego nas tuas mãos. Por isso se o diabo disser a você que É o fim! “Comece a dar Glória a Deus e Aleluia, porque Deus está dizendo: É apenas o começo.”

TESTEMUNHO:
PERGUNTAS:


VERSÍCULO DA SEMANA: IS 12:2 Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.

 

☺Frase para o líder

Se pudéssemos chutar a pessoa responsável pela maioria de nossos problemas, não poderíamos sentar por uma semana”.


AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 22 __________________________________________

QUEBRA GELO


Estória sem fim
Um participante começa a contar uma história (bíblica por exemplo), a qual será interrompida por palmas.
Imediatamente, o colega do lado dá continuidade à mesma história...


TEMA: UM ENCONTRO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA

 

TEXTO: Lucas 19: 1-10

REFERÊNCIAS: At 4.12, 2 Coríntios 6.2, 1 Tessalonicenses 5.9

 

ALVO: Orientar as pessoas a importância do convite de Jesus. Para uma vida nova em sua presença.

PALAVRA


Zaqueu era um homem de uma alta posição social, cultural, material e financeira. Odiado pela sua própria nação por causa do seu trabalho como cobrador de impostos para Roma. Vivia em um vazio muito grande em sua alma. Por baixa estatura teve que subir em uma árvore para ver Jesus devida a grande multidão. Zaqueu venceu todos os desafios e barreiras para ser livre e ter um encontro com Jesus.
Zaqueu venceu três coisas para mudar sua vida.
● Ele venceu a multidão: Procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
Precisamos aprender a enfrentar coisas que nos impedem de irmos a Jesus.
● Ele venceu os problemas pessoais: Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro (árvore) a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
Você tem sido impedido de aproximar-se de Jesus por causa de algum problema pessoal?
● Ele venceu a rejeição: Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.
Ele venceu as críticas e a oposição. Você tem sido criticado por causa do seu amor a Jesus?
O que aconteceu? Jesus foi à casa de Zaqueu. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.
Jesus transformou a vida de Zaqueu. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Conclusão: Você já convidou Jesus para entrar em sua vida. Quando Jesus entra em nossa vida ele muda e satisfaz os desejos da nossa alma. Ele conhecia as tristezas e a realidade da vida de Zaqueu Ele também conhece a sua vida. Esse encontro mudou a vida de Zaqueu. Tenha um encontro com Deus vença os obstáculos que te separam dele. Mude a sua história

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:


VERSÍCULO DA SEMANA: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Salmos 27:1

 


☺Frase para o líder

A eficácia de nossa liderança é determinada pela capacidade de nos identificarmos com os outros”.


AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 23 __________________________________________

QUEBRA GELO

Desejar ao próximo o que deseja a si mesmo
Material necessário: lápis e papel
Desenvolvimento: O líder formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda realizasse. Depois disso
pedirá a cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.
Compartilhar: Mostrar na prática que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus 7:12.

TEMA: VALE A PENA SONHAR

TEXTO: Salmos 126:1-2
REFERÊNCIAS: Jeremias 33:3; João 14:13-14; Marcos 11:24

 

ALVO: Salmos 126:1-2 Está escrito que o Senhor mudou a sorte daquele povo e eles ficaram como quem sonha, muito felizes. Você tem sonhos?

 

PALAVRA


“O homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”.

Esse sonho é aquele que surgi quando você está acordado, O diabo tem usado uma grande arma para fazer as pessoas pararem de sonhar, essa arma é o desanimo. Ele tenta colocar em sua mente que você não nasceu pra sonhar, que sua vida é uma derrota e que não existe ninguém que possa te ajudar que jamais você vai ver a vitória. Existe alguém que quer ver os seus sonhos se tornarem realidade: Jesus. Aquele povo confiou em Deus as suas vidas e Ele transformou uma vida de pesadelo em uma vida de sonhos. Sonhos que se tornaram realidade.     Ele também quer fazer o mesmo por você.

 

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:

 

VERSÍCULO DA SEMANA: 1TS 5:9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,



☺Frase para o líder

“Os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam e os vencedores nunca desistem”.


AVISOS:


_________________ REFLEXÃO 24 __________________________________________

QUEBRA GELO

Tirando os Olhos dos Problemas - O que você vai precisar: 1 folha de papel em branco, 1 copo de água, exatamente pela metade. Dê a folha de papel em branco com um pontinho preto no meio para cada um dos membros da célula, e peça para que olhem para toda folha por uns dois minutos. Logo após pergunte o que viram (certamente dirão que viram o pontinho preto). Recolha os papeis e dê o copo com água pela metade para cada um, peça para que olhe para aquele copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio, ou meio vazio (certamente dirão que está meio vazio).Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos dos problemas (pontinho preto) e olharmos as soluções ao nosso redor (todo o restante da folha em branco), e deixarmos de ser negativistas (copo meio vazio) e passarmos a ser mais otimistas (copo meio cheio).


TEMA: VOCÊ TEM SEDE?

TEXTO: João 7:37

REFERÊNCIAS: Jo 7:38, Is 44:3, Is 58:11, Jo 4:10, Jo 4:13, Jo 7:38  ALVO: Levar as pessoas a entenderem que existe dois tipos de sede a natural e a espiritual.

 

ALVO: Levar as pessoas à dependência de Deus.

 

PALAVRA


Jesus estava em Jerusalém, por ocasião da Festa dos Tabernáculos, cujas festividades se prolongavam por sete dias. No seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba". Existe uma diferença grande entre a água natural e a água espiritual.                                                                                       ● A água natural cria dependência: Sem alimento uma pessoa até pode resistir por 40 dias, mas sem água, por apenas três dias. A falta de água no organismo reduz o volume de sangue, provoca perda da coordenação motora, desmaios e cãibras. Todas as pessoas necessitam beber de 2 a 3 litros de água por dia. Mata a sede temporariamente. Logo você precisará tomar água novamente                                                                                        ● A água espiritual, resolve a situação para sempre: A pior sede no mundo não é uma sede orgânica de água. É sede por aquela água que somente Jesus pode dar. Muitos que padecem dessa sede sentem que algo está faltando. Tentam matar sua sede com coisas temporárias(bebidas, drogas, ódio, vingança e etc...) que além de não matar essa sede acabam destruindo as suas vidas. Jesus convida você para beber dele e você jamais voltará a ter sede.                                            
● Você quer beber desta água?
-É preciso sentir sede;
-É preciso crer em Jesus e confessá-lo como Senhor e Salvador. Em outras palavras é "carregar Jesus no interior”
Conclusão: Quando reconhecemos que precisamos desta água que é Jesus, jamais sentiremos sede porque Nele temos um manancial de águas onde podemos nos abastecer pelo resto de nossas vidas e essa água jamais acabará.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:


VERSÍCULO DA SEMANA: O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17

 


☺Frase para o líder

“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. "
(Joe Namath)


AVISOS:



_________________ REFLEXÃO 25 ____________________________________________

QUEBRA GELO

Sensações de vida ou morte - Objetivo: analisar a pratica e revisão de vida. Material: duas velas uma nova e outra velha. Desenvolvimento: grupo em círculo e ambiente escuro. Entregar uma frase incompleta e cada pessoa deve completá-la: Eu..., tenho apenas cinco minutos de vida. Poderia ter feito em minha vida... e ter deixado de fazer... (a vela gasta, acesa, vai passando de mão em mão). Apaga-se a vela gasta e acenda a nova. Ilumina-se o ambiente. A vela passa de mão em mão e cada um completa a frase: Eu..., tenho a vida inteira pela frente e o que eu posso fazer e desejo é.
Palavra de Deus: Mateus 6,19-24 Salmos 1.

TEMA: JESUS ESTÁ TE CHAMANDO

TEXTO: Marcos 1.18

REFERÊNCIAS: Jo 7:38, Is 44:3, Is 58:11, Jo 4:10, Jo 4:13, Jo 7:38 

 

ALVO: “Siga-me!” Quando nos defrontamos com Deus olho no olho e Ele nos convida a confiar-lhe nossa vida, temos de tomar uma decisão ou estaremos sempre presos às redes da vida.

PALAVRA


Vocês já se perguntaram como seria viver na época do Salvador? Se tivessem estado ali, teriam atendido a Seu chamado: "Vinde após Mim!"
Talvez, uma pergunta mais realista seria: "Se o Salvador os chamasse hoje, estariam dispostos a largar suas redes e segui-Lo?" Para alguns, essa pode não ser uma decisão tão fácil.
As redes geralmente são definidas como objeto para capturar algo. De modo mais restrito, podemos definir uma rede como qualquer coisa que nos tente ou nos impeça de seguir o chamado de Jesus Cristo. Exemplos:
● Tentações, prazeres e pecados: Temos como decisão, a escolha de pecar ou não, a intenção do diabo é nos derrubar.
Um computador: pode ser uma ferramenta útil e indispensável. Mas se permitirmos que ele consuma nosso tempo com propósitos inúteis, improdutivos e até mesmo destrutivos, ele pode tornar-se uma rede que nos prende.
● Competições esportivas: muitos gostam de assistir, sabemos o desempenho de nossos jogadores ou atletas favoritos, mas esquecermos aniversários ou datas importantes, negligenciarmos com nossa família.
● O trabalho: também pode ser uma rede que nos prende.
Alguns ficaram enredados na rede das dívidas excessivas. A rede dos juros rapidamente os prende exigindo que vendam todo o seu tempo e energia para atender às exigências de seus credores. Eles precisam abdicar de toda a sua liberdade, tornando-se escravos de suas próprias despesas excessivas.  
É impossível fazer uma lista de todas as muitas redes que podem prender-nos e impedir-nos de seguir o Salvador. Mas se formos sinceros em nosso desejo de segui-Lo, precisamos imediatamente deixar as redes do mundo que nos prendem, e segui-Lo.
Conclusão: Ouvimos gritos de "venha por aqui" e "vá por ali". Em meio à as vozes sedutoras que procuram cativar nosso interesse e ocupar nosso tempo, uma figura solitária se coloca às margens do mar da Galiléia chamando-nos brandamente: Siga-me. A vida eterna é um dom que um Pai Celestial amoroso ofereceu gratuita e liberalmente a todos os que atenderem ao chamado do Homem da Galiléia. Infelizmente, muitos estão demasiadamente presos em suas redes para atenderem ao chamado. Quando nos apegamos a nossos pecados, nossos prazeres e muitas vezes até ao que imaginamos ser nossas obrigações; resistimos à influência do Espírito Santo; ficamos firmemente presos nas redes de nossa própria Galiléia. Nos vemos incapazes de deixá-las para trás e seguir o Cristo vivo. Mas o Bom Pastor está-nos chamando hoje. Será que reconheceremos a voz do Filho de Deus? Será que O seguiremos?

Para refletir:                             
Certo dia observei um garotinho de uns quatro anos na sala de embarque de um aeroporto. Seus pais estavam ocupados com a bagagem e um bebê, e o pequeno tinha de tratar de segui-los por conta própria. Não foi fácil, principalmente porque no meio da multidão ele estava o tempo todo em risco de ser separado dos pais. Vivia à procura deles e corria para alcançá-los assim que os via. Seus pais pareciam ter olhos nas costas, porque assim que ele se afastava deles, percebiam isso imediatamente. Então paravam e procuravam ver onde ele se encontrava, e às vezes o chamavam pelo nome. Finalmente o pequeno decidiu que seria mais tranqüilo e seguro andar bem ao lado do pai, segurando-se nele. Passo a passo foi-se aproximando do destino não sozinho, mas segurando a mão do pai. É isso que o nosso Pai celeste pretende conosco: ele vai à frente e nós o seguimos. Seus olhos e seu coração nos buscam constantemente, mas também nós precisamos buscá-lo e tratar de ficar perto dele, sem perdê-lo de vista. Davi expressa no Salmo 25.15: “Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor”. Só com essa atitude é que podemos ter tranqüilidade no caminhar. Assim alcançaremos o alvo que Deus conhece desde o início e que para nós se torna visível só pouco a pouco.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:


VERSÍCULO DA SEMANA: JO 7:38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.



☺Frase para o líder

Desistir é a saída dos fracos, insistir é a alternativa dos fortes”. Albert Einstei


AVISOS:





_________________ REFLEXÃO 26 ____________________________________________

QUEBRA GELO

“Apoio” - O líder deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc. Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos se temos um ombro amigo do nosso lado?

TEMA: DUPLA HONRA EM LUGAR DE VERGONHA

TEXTO: Isaias 61.7
REFERÊNCIAS:

ALVO: Que vergonha é essa? É não viver o plano de Deus, o seu propósito eterno! Pior do que a vergonha é não ver a vergonha, é ser dominado pelo orgulho! “A humildade precede a honra” (Provérbios 15:33)

 

PALAVRA


A fé libera palavras de vida, de conquista, de prosperidade; mas a murmuração anula a promessa. A bênção só se manifesta quando estamos prontos a fazer aliança com Deus.
●Vergonha é ficar no deserto: Em Gilgal, quando os filhos de Israel fizeram aliança com Deus, Ele disse: “Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito...” (Js.5:9). Eles estavam fora do Egito há 40 anos e ainda permaneciam sob o estigma da escravatura, sob a vergonha do Egito. Por quê? Porque não estavam vivendo a promessa de Deus. Tudo o que está fora da promessa de Deus é vergonha. A murmuração na boca daquele povo foi responsável pelo fracasso. Mas somente quando firmaram aliança com Deus e celebraram a Páscoa, é que a vergonha foi removida. Ela foi removida porque tiveram, finalmente, a coragem de romper com o deserto. A partir daí começou a bênção na vida deles.
●Vergonha é permanecer no pecado: Restituição é o sinal de que a vergonha está sendo removida. O profeta Joel diz: “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto...” (Jl.2:25,26). Restituição era o que o povo precisava. Depois de terem suas lavouras devastadas pela praga do gafanhoto, seriam restituídos. Mas, antes dessa promessa, o profeta fala de arrependimento. O arrependimento vem depois da consciência de pecado. Eles precisavam se arrepender por terem se afastado do Senhor; precisavam reconhecer a vergonha. Este era o primeiro passo, depois seriam perdoados e restituídos! Tudo começa com arrependimento. Coração quebrantado é o sinal de que existe constrangimento e que nos sentimos envergonhados.
●Vergonha é não perseverar: Jesus disse: “Pois, qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesas...” (Lc.14:28-30). Muitos são instrumentos de vergonha porque são inconstantes, superficiais, volúveis, não perseveram não vão até o fim. Mas Deus não se conforma com a vergonha do seu povo. Cabe a nós nos levantarmos contra a vergonha. Não somos filhos da vergonha. Somos filhos da promessa. Temos que prosseguir e quebrar no poder do Espírito Santo as cadeias que nos prendem. Perseverança é uma decisão.
Conclusão: O Senhor está restaurando a nossa sorte. Ele nos colocará por cabeça e não por cauda.  O contrário da vergonha é a honra. O nome do Senhor será honrado por meio de um povo que não fará mais vergonha. É tempo de restituição. Tudo o que foi roubado será restituído porque essa é a promessa de Deus. O que o inimigo roubou será devolvido. “O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti; tu já não verás mal algum” (Sf. 3:15).

Para refletir: Era uma vez, um homem que só via e realçava o mal em tudo o que fazia. Um dia ele morreu e "partiu dessa para uma melhor”. Só que do lado de lá havia um companheiro que não largava do seu pé, e o acompanhava o tempo todo. Era um verdadeiro "mala": egoísta, pessimista, mal-humorado, criticava tudo, mal-agradecido, e que só sentia-se bem quando estava mal. O homem, não o suportando mais, foi a um anjo e implorou: "Por favor, livra-me da companhia daquele sujeito, eu já não agüento mais...” O anjo, entre admirado e compadecido, respondeu: "Mas não há nenhum companheiro. Aqui só existe um sistema de espelho, que faz com que cada um veja e conviva com o que formou de si mesmo. Depende somente de você libertar-se dele”.

TESTEMUNHO:

PERGUNTAS:


VERSÍCULO DA SEMANA: Pv. 15:33 “A humildade precede a honra”

 



☺Frase para o líder

Todo mundo deseja a ressurreição, mas a maioria de nós não quer passar pela crucificação”. John Maxwell


AVISOS:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 orgulhos de Naamã.

O FIO DE ESCARLATE

O SACRIFÍCIO DE SALOMÃO: